São Paulo e Flamengo decidem neste domingo (24) a Copa do Brasil 2023. Na partida de ida, o Tricolor foi melhor e venceu por 1 a 0 no Maracanã. Agora, o duelo de volta acontece no Morumbi, às 16h (horário de Brasília).
Em desvantagem no placar, o Flamengo terá de vencer o adversário no tempo normal para não perder o título. Um triunfo por um gol de diferença força penalidades; se conseguir um placar por mais de um gol, o Rubro-negro garante o pentacampeonato nos 90 minutos.
Embora o Flamengo tenha o melhor elenco da América do Sul e já venceu o São Paulo no Morumbi, inclusive na semifinal da Copa do Brasil do ano passado (3 a 1), a tarefa não é fácil.
Desde 1989, ano da primeira edição da Copa do Brasil, somente quatro vezes o time que perdeu o jogo de ida da final conseguiu virar e ficar com o título. Em todas elas, no entanto, as equipes atuavam em casa, com o apoio da torcida.
Ou seja, nunca um time conseguiu reverter o placar na final da Copa do Brasil jogando como visitante. Caso consiga, o Flamengo registraria um feito inédito no torneio.
Vale pontuar que não existe mais o critério do gol fora de casa na competição mata-mata, algo que já foi determinante em títulos no passado.
Viradas em finais de Copa do Brasil
Inter - 1992*
- Fluminense 2 x 1 Inter (ida)
- Inter 1 x 0 Fluminense (volta, no Beira-Rio)
*Vitória pelo critério do gol fora de casa
Palmeiras - 1998
- Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras (ida)
- Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro (volta, no Morumbi)
Sport - 2008*
- Corinthians 3 x 1 Sport (ida)
- Sport 2 x 0 Corinthians (volta, na Ilha do Retiro)
*Vitória pelo critério do gol fora de casa
Palmeiras - 2015*
- Santos 1 x 0 Palmeiras
- Palmeiras 2 (4) x (3) 1 Santos
*Vitória nos pênaltis