No programa “Papo de Arbitragem com Wilson Seneme”, chefe de arbitragem da CBF, a entidade divulgou os áudios do VAR e a análise feita pela arbitragem no gol de Lucas Moura em São Paulo x Corinthians, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil 2023. O Tricolor venceu por 2 a 0 no Morumbi e se classificou para a decisão do torneio mata-mata.
Dias depois do Majestoso com vitória tricolor, novos ângulos do lance sugeriram que Lucas tenha tocado a bola com a mão antes de balançar a rede de Cássio. Na jogada, o atacante cabeceia na trave e se joga para mandar a bola para o gol. Ele se choca com o goleiro corintiano, em lance considerado normal para a arbitragem.
“Não tocou na mão, tá?", disse a equipe do VAR para o árbitro Raphael Claus. Em seguida, o time do vídeo complementou: “Não tem infração no goleiro, foi um contato normal, e não tem impedimento. Checagem completa, gol confirmado, ok”, disse a equipe. Igor Junio Benevenuto de Oliveira estava no comando do VAR no clássico decisivo.
O chefe da comissão de arbitragem da CBF defendeu o procedimento utilizado pelos profissionais no Morumbi.
O protocolo do VAR estabelece erro claro e óbvio [para revisão]. Quando não tem a evidência do toque de mão, não tem infração. Não havendo infração, a decisão de campo foi gol e foi mantida - Wilson Seneme.