Esporte

Botafogo sofre, mas vence São Paulo nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores

John defendeu cobrança de Rodrigo Nestor, e Glorioso venceu por 5 a 4 nas penalidades

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Thiago Almada comemora gol pelo Botafogo contra o São Paulo
Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo segue vivo pelo título inédito da Copa Libertadores, e a classificação nesta quarta-feira (25) foi garantida depois de muita emoção e certo drama. O Glorioso venceu o São Paulo por 5 a 4 nas penalidades, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal no Morumbi.

O time carioca, porém, precisou ter força mental para as penalidades, já que levou o empate aos 42 minutos do segundo tempo. Calleri, que foi o herói tricolor no tempo normal, foi um dos jogadores do São Paulo que errou a cobrança. Além dele, Rodrigo Nestor parou em John. Pelo lado do Glorioso, Vitinho desperdiçou.

Luiz Gustavo, Lucas Moura, Igor Vinícius e Luciano converteram suas cobranças para o São Paulo, enquanto Tchê Tchê, Danilo Barbosa, Marçal, Thiago Almada e Matheus Martins acertaram suas batidas pelo Botafogo.

No tempo normal, Almada marcou para a equipe carioca, ainda no primeiro tempo, e Calleri empatou aos 42 do segundo tempo. O jogo ainda ficou marcado por um pênalti perdido por Lucas. Ele acertou o travessão de John na reta final da primeira etapa.

Agora, o Botafogo aguarda pelo vencedor de Peñarol e Flamengo na semifinal. O time uruguaio venceu o Rubro-negro por 1 a 0 no Rio de Janeiro e nesta quinta-feira (26) recebe o Fla no Campeón del Siglo.

Nos minutos finais do jogo, também houve uma confusão perto do banco de reservas do São Paulo. O lateral-direito Rafinha e o goleiro Gatito Fernández foram expulsos.

Botafogo aproveita falhas do São Paulo no 1º tempo

Apesar do mando de campo do São Paulo, o Botafogo tomou a iniciativa no Morumbi e não demorou para abrir o placar. Luiz Gustavo errou numa saída de bola, Savarino roubou, acionou Igor Jesus e recebeu novamente, no lado esquerdo do ataque. Ele cruzou, Rafael espalmou para o meio e Thiago Almada cabeceou para ir à rede aos 14 minutos de jogo.

O Glorioso seguiu em cima e teve chance para ampliar, mas o São Paulo melhorou com a entrada de Luciano no lugar de William Gomes, aos 35 minutos.

Em um momento de pressão, o Tricolor conseguiu um pênalti, assinalado após revisão no VAR. A bola tocou no braço de Barboza após cabeçada de Lucas Moura. Na cobrança, o camisa 7 acertou o travessão e desperdiçou a chance do empate na primeira etapa.

São Paulo domina e arranca empate

Na etapa final, o São Paulo dominou o Botafogo e de tanto insistir, arrancou o empate nos minutos finais. Antes de balançar a rede depois de lindo cruzamento de André Silva aos 42 do segundo tempo, Calleri perdeu um gol impressionante, embaixo da trave.

Além disso, Lucas criou uma grande oportunidade pela direita e só não balançou a rede porque John fez linda defesa, espalmando para escanteio.

Depois do gol são-paulino, o Morumbi ‘ferveu’ e o Tricolor quase virou em chute de média distância de Rodrigo Nestor. A bola passou por cima do gol do time carioca.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.