São Paulo fica fora da Copa América

Decisão de Doria foi anunciada após consulta aos membros de Centro de Contingência do coronavírus

Da Redação

Doria disse que não impediria jogos da Copa América em São Paulo, mas depois voltou atrás Governo do Estado de São Paulo
Doria disse que não impediria jogos da Copa América em São Paulo, mas depois voltou atrás
Governo do Estado de São Paulo

São Paulo não vai sediar a Copa América. Nota divulgada pelo governo de São Paulo na noite desta terça-feira, 1, informa que o governador João Doria avisou ao secretário-geral da CBF, Walter Feldman, que o estado não receberá partidas da competição.

Segundo o informe do governo, os membros do Centro de Contingência do coronavírus disseram que a realização de partidas do torneio durante a pandemia “representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus”.

“Comuniquei ao secretário-geral da CBF que SP não deverá sediar a Copa América. Após ampla consulta aos membros do Centro de Contingência concluímos que representaria uma má sinalização do arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus. A prioridade é conter a pandemia”, publicou Doria no Twitter.

Mais cedo, Doria chegou a dizer que não vetaria jogos da Copa América no estado. O governador disse que seria uma questão de coerência, já que São Paulo recebe partidas de outras competições.

“Se aqui são realizados jogos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil, do Campeonato Paulista, das divisões inferiores, impedir a realização de um torneio simplesmente porque é Copa América... O que difere um jogador chileno ou equatoriano de um brasileiro? Não vou perder a minha coerência em nome da política, por mais adversário que seja do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Doria nesta terça, antes da desistência.

Até o momento, quatro estados foram confirmados como sedes da Copa América, segundo o presidente Jair Bolsonaro: Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Um quinto estado deve sediar a competição, mas Bolsonaro não revelou.

Pernambuco e Rio Grande do Norte se recusaram a sediar o torneio.

Nesta terça, o presidente garantiu a realização da Copa América no Brasil, depois de, na véspera, o ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, não confirmar.

“Fui instado no dia de ontem pela CBF, conversei com todos os ministros interessados. Da nossa parte, positivo”, afirmou Bolsonaro, que culpou a TV Globo por uma suposta “campanha” contrária à competição, já que os direitos de transmissão do torneio pertencem ao SBT.

Confira a nota na íntegra:

“João Doria solicitou ao secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, que busque alternativas para a realização da Copa América fora do Estado de São Paulo.

Após ampla consulta aos  membros do Centro de Contingência sobre os efeitos que a realização da Copa América  teria sobre a Pandemia de Covid-19  no  Estado de SP,  os cientistas apontaram que neste momento a realização do torneio  representaria uma má sinalização de arrefecimento no controle da transmissão do coronavírus, prioridade absoluta do Governo do Estado.”

Mais notícias

Carregar mais