O São Paulo denunciou episódios de racismo na Arena da Baixada, durante o confronto que teve vitória do Athletico-PR por 1 a 0, pela 20ª rodada do Brasileirão, no último domingo (31).
Em nota, o clube afirmou que um profissional do Tricolor, que estava trabalhando no campo, foi vítima de ataques racistas logo na sequência ao pênalti defendido pelo goleiro Felipe Alves.
O São Paulo diz que o funcionário "vem recebendo o suporte do clube e já registrou Boletim de Ocorrência".
"Nas arquibancadas, torcedores também relataram ataques nojentos, vítimas de criminosos que simulavam gestos de macaco. É nosso dever denunciar. Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista", finaliza o Tricolor no comunicado. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma torcedora fazendo gestos racistas em direção aos são-paulinos.
Nesta segunda-feira (1). o Athletico se manifestou dizendo que “repudia veementemente quaisquer atos de racismo” e que não tolera tais comportamentos dentro da instituição. O clube comprometeu-se a fornecer imagens de câmeras dentro da Arena da Baixada para apurar as denúncias do São Paulo e levar o caso ao seu comitê de ética, caso sejam comprovados tais atos.
Veja a manifestação do São Paulo abaixo:
Confira a manifestação do Athletico sobre as denúncias: