A notícia de que o Palmeiras mandará o clássico contra o Santos, no dia 4 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista, no Estádio do Morumbi levantou a possibilidade de o São Paulo atuar no Allianz Parque quando necessário – o estádio do Tricolor tem alguns shows marcados para a temporada 2023.
De acordo com apuração da Band, o Palmeiras não se opõe caso a diretoria são-paulina procure o Allianz Parque para mandar alguns jogos se o Morumbi estiver ocupado com eventos.
A prática entre os times paulistas, que era bem comum até os anos 2000, principalmente quando Palmeiras e Corinthians alugavam o Morumbi, foi ficando no passado, principalmente por causa de conflitos políticos entre os clubes, e praticamente deixou de ser uma possibilidade desde que Alviverde e Alvinegro inauguraram suas arenas, em 2014.
A equipe treinada por Rogério Ceni, que não terá o Morumbi à disposição, por exemplo, nos dias 10, 11, 13, 14, 17 e 18 de março, conta um retrospecto favorável atuando como mandante no antigo Parque Antártica ao longo da história.
Segundo o banco de estatísticas do próprio São Paulo, são 53 jogos como mandante no estádio, com 32 vitórias, 8 empates e 13 derrotas. O retrospecto aponta para um aproveitamento de 65%. Foram ainda 98 gols marcados contra 58 sofridos (saldo de gols de 40).
O antigo Parque Antártica, por sinal, é o terceiro estádio mais utilizado pelo Tricolor como mandante quando o Morumbi não era uma opção. Pacaembu (675 jogos) e Chácara da Floresta (75) aparecem à frente na lista.
Como funciona o aluguel do Allianz Parque
O Palmeiras já perdeu algumas partidas em casa por causa de shows que aconteceram no estádio. E isso acontece devido ao acordo feito quando a arena foi construída no lugar do antigo Palestra Itália.
A WTorre, empresa que administra o Allianz Parque, bancou a reforma do estádio e adquiriu o direito de usar o local por 30 anos, ou seja, até 2044 -- a casa do Verdão foi reinaugurada em 2014. Desta forma, caso o São Paulo tenha de fato o interesse em alugar o estádio, precisará tratar diretamente com a construtora.
Vale pontuar que as datas de março citadas acima em que o Morumbi estará bloqueado conflitam com as quartas de final (previstas para 11 e 12 de março) e possivelmente com as semis do Campeonato Paulista (18 e 19 de março).