Santos x Ponte já teve despedida de Pelé e agressão contra Neymar; relembre

Duelo entre paulistas já teve momentos históricos e agora vai acontecer pela Série B, com transmissão no Bandplay

Por Allan Brito

Santos x Ponte já teve despedida de Pelé e agressão contra Neymar; relembre
Pelé se ajoelha no último jogo que fez pelo Santos
Santos/ Reprodução

Santos e Ponte Preta vão se enfrentar nesta quarta-feira (14), às 21h30, em jogo transmitido na TV Band e no Bandplay. Será a primeira vez que os times vão duelar na Série B, mas eles já fizeram duelos marcantes em outras competições. Astros do futebol brasileiro, como Pelé e Neymar, estão na história desse confronto. Relembre 5 duelos marcantes.

12 a 1

A maior goleada do Santos na era profissional aconteceu contra a Ponte Preta. O Peixe aplicou 12 a 1 na Vila Belmiro, em 1959. Coutinho fez 5 gols. Pepe fez 4. E Pelé não estava em campo, apesar de já fazer parte daquele elenco. Imagina se o Rei tivesse jogado...

Despedida do Pelé

A última partida de Pelé com a camisa do Santos foi justamente em um jogo contra a Ponte Preta, há quase 50 anos, em outubro de 1974. Ele estava com problemas físicos e atuou por pouco tempo. Mas protagonizou uma cena bonita ao se ajoelhar no meio-campo para reverenciar a torcida. Depois foi exaltado na Vila e se emocionou. No ano seguinte Pelé ainda jogou no New York Cosmos, onde encerrou a carreira em 1977.

"Despedida" do filho do Pelé

Edinho, filho de Pelé, virou goleiro e foi revelado no Santos. Mas depois saiu e teve que enfrentar o Peixe. Em 1998, em um jogo pela Ponte, ele percebeu que precisava se afastar do futebol

Naquele jogo o Santos aplicou 4 a 0 na Ponte, com falha de Edinho em um dos gols. Ele disse que ficou muito abalado naquela partida, pois não suportava ter que enfrentar o Santos. No ano seguinte Edinho já parou de jogar.

Expulsão de Neymar

Em fevereiro de 2013, pelo Campeonato Paulista, a Ponte Preta derrotou o Santos por 3 a 1. E um lance foi marcante: após disputa de bola na área, o lateral Artur apertou o rosto de Neymar com a mão. O atacante revidou e também caiu após a chegada de outros atletas. O juiz decidiu expulsar Artur e Neymar, o que causou grande polêmica na época.

Classificação de Brigatti

João Brigatti, atual técnico da Ponte Preta, treinava a Macaca no último mata-mata entre as equipes, em 2020. E ficou com boas lembranças: o time de Campinas venceu por 3 a 1 nas quartas de final do Campeonato Paulista, avançando para a fase seguinte.

Três anos antes, a Ponte também eliminou o Santos no Campeonato Paulista, nos pênaltis. Então a Macaca está com bom retrospecto recente nos grandes jogos entre os times.

Agora mais um grande jogo acontecerá entre Ponte e Santos, nesta quarta-feira (14), às 21h30, com transmissão no Bandplay.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais