UOL - O melhor conteúdo

Vasco vence de virada e 'carimba' retorno do Santos à elite do Brasileirão

Vegetti fez o gol da vitória do Cruz-maltino; sem Neymar, Peixe saiu na frente, mas não sustentou vantagem

Por Estadão Conteúdo

Vasco vence de virada e 'carimba' retorno do Santos à elite do Brasileirão
Vegetti comemora gol pelo Vasco contra o Santos
Matheus Lima
Botafogo vence a primeira no Brasileirão 2025; veja os gols Loading official content
Botafogo vence a primeira no Brasileirão 2025; veja os gols
Confira os gols marcados por Igor Jesus e Mateo Ponte que garantiram a primeira vitória do Botafogo, por 2 a 0, contra o Juventude, no Nilton Santos.
0 seconds of 1 minute, 47 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
A Seguir
Corinthians vence o Vasco pelo Brasileirão; veja os gols
01:35
00:00
01:47
01:47
 
Continue assistindo
Assista ao próximo vídeo Corinthians vence o Vasco pelo Brasileirão; veja os gols PSG comemora o título da Ligue 1 2024/25 com sua torcida Choupo-Moting mostra frieza ao cobrar pênalti à la Panenka na MLS Renato Paiva vê evolução do Botafogo: 'Melhoria se traduz em números' Emiliano diz que Corinthians prioriza o Brasileirão após primeira vitória Carille defende escalação: 'Em algum momento a gente teria que poupar' Quinteros lamenta resultado no Ceará: 'Única coisa ruim hoje' Primeiro gol de Lozano na MLS em um contra-ataque espetacular Palmeiras fecha preparação para duelo com Sport PSG conquista quarto título seguido da Ligue 1 AURA 90: Botafogo apresenta novo uniforme IV para temporada 2025/2026 Ronaldo marca duas vezes e mantém vivas as esperanças de título do Al-Nassr Ronaldo chega aos 931 gols em pênalti no derby de Riad José Boto prevê europeus no Mundial: 'Vão encarar como pré-temporada' Guardiola relembra 10 anos de De Bruyne no City: 'Kevin é especial' Veja mais vídeos sobre Botafogo no OneFootball

O Santos voltou à elite do futebol brasileiro com uma derrota para o Vasco por 2 a 1, neste domingo, em São Januário, na estreia do Campeonato Brasileiro. A equipe paulista abriu o placar logo na primeira etapa, mas não conseguiu manter a vantagem e viu o time da casa reagir, virando a partida com grande atuação de Vegetti, autor de um gol e uma assistência. O clube paulista teve uma boa oportunidade de começar com vitória, mas recuou após o gol, permitindo ao adversário tomar o controle do jogo.

O time do técnico Carille, conhecido por ser defensivo, soube aproveitar as falhas do Santos. A virada vascaína serviu como um alívio após uma campanha decepcionante no Campeonato Carioca, proporcionando ao clube carioca um começo positivo no Brasileirão. O Santos, por sua vez, precisa ajustar sua postura para se reabilitar nos próximos compromissos. A tendência é que, até lá, possa contar com Neymar.

Com a vitória, o Vasco igualou o retrospecto histórico com o Santos, que agora registra 46 vitórias cada lado, além de 38 empates.

Ainda sem Neymar, que segue em recuperação de uma lesão na coxa, o Santos teve Barreal como novidade no meio de campo, e o argentino brilhou em grande estilo. Aos 20 minutos, o Vasco tentou sair jogando, mas Paulinho errou o passe e entregou a bola para Tiquinho Soares. O centroavante santista não desperdiçou a oportunidade e fez um lançamento preciso para Barreal, que, com muita categoria, encobriu o goleiro Léo Jardim e abriu o placar em São Januário.

O Vasco, por sua vez, encontrou dificuldades para reagir, especialmente com Philippe Coutinho bem marcado. Sem criatividade no meio de campo, a equipe carioca teve sua melhor chance aos 28. Nuno Moreira arrancou pela direita, invadiu a área e tentou encobrir Brazão, mas o goleiro santista fez uma defesa segura, frustrando a tentativa de empate cruzmaltina.

Mesmo com a vantagem no placar, o Santos não diminuiu o ritmo e seguiu levando perigo, principalmente com Guilherme, um dos destaques do time no Paulistão. O atacante explorou os lados do campo e criou boas oportunidades, mas pecou na finalização e não conseguiu ampliar a vantagem antes do intervalo.

O Vasco voltou para o segundo tempo com outra postura, mais atento e agressivo na busca pelo empate. A mudança de atitude deu resultado logo aos sete, em uma jogada bem trabalhada pelo lado esquerdo. Hugo Moura fez uma linda inversão de jogo para Lucas Piton, que cruzou com precisão para Vegetti. O atacante escorou de cabeça na segunda trave, deixando Nuno Moreira em ótima posição para completar, também pelo alto, deixar tudo igual.

Mesmo com o Vasco mais intenso em campo, o Santos seguiu criando boas chances de ataque. Em um rápido contra-ataque, Rollheiser lançou Guilherme na grande área pela esquerda. O atacante bateu cruzado, e Léo Jardim fez grande defesa, mas a bola sobrou para Bontempo. O meia tentou finalizar, mas foi travado por Mauricio Lemos, impedindo que a equipe paulista se colocasse à frente no placar.

O técnico Carille decidiu mudar a postura do Vasco e fez uma substituição decisiva ao colocar Payet no lugar de Coutinho. A alteração trouxe mais criatividade ao time cruzmaltino, e o francês não demorou para fazer a diferença. Aos 32, em uma cobrança de falta ensaiada, Payet demonstrou sua visão de jogo e colocou a bola na cabeça de Vegetti. Sozinho dentro da área, o artilheiro não desperdiçou a chance e testou firme para o fundo das redes, decretando a virada vascaína.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o Corinthians no sábado, às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. No domingo, às 20h30, o Santos recebe o Bahia, na Vila Belmiro, em Santos.

FICHA TÉCNICA

VASCO 2 X 1 SANTOS

VASCO - Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maurício Lemos e Lucas Piton; Paulinho (Tchê Tchê), Hugo Moura (Jair) e Philippe Coutinho (Payet); Garré (Adson), Vegetti e Nuno Moreira (Loide Augusto). Técnico: Fábio Carille.

SANTOS - Gabriel Brazão; JP Chermont, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Diego Pituca), Gabriel Bontempo (Thaciano) e Barreal (Gabriel Veron); Rollheiser, Tiquinho Soares (Deivid Washington) e Guilherme. Técnico: Pedro Caixinha.

GOLS - Barreal, aos 20 minutos do primeiro tempo. Nuno Moreira, aos sete, e Vegetti, aos 32 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Lucas Piton (Vasco)

ÁRBITRO - Rafael Rodrigo Klein (RS)

RENDA - R$ 1.415.049.00

PÚBLICO - 19.550 torcedores

LOCAL - São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar