Santos fora da Copa do Brasil 2024? Entenda as regras de classificação

Eliminado do Paulistão, Santos pode ficar fora da Copa do Brasil 2024; entenda o motivo

Da redação

O que o Santos precisa fazer para ir à Copa do Brasil 2024
Raul Baretta/ Santos FC

Fora do mata-mata do Campeonato Paulista 2023, o Santos corre o risco de não participar da Copa do Brasil no ano que vem. A ausência ainda não é confirmada, já que o clube pode se garantir na milionária copa nacional com um bom desempenho no Campeonato Brasileiro deste ano. O tema, porém, virou alerta na Vila Belmiro.

Até a temporada 2023, a CBF usava o Ranking Nacional de Clubes para definir as equipes da Copa do Brasil. Como o Santos tem diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais ao longo de sua história, sempre possuiu uma boa colocação e, por isso, tinha a vaga praticamente assegurada na competição.

A partir do ano que vem, no entanto, o modelo de classificação para o torneio mata-mata irá mudar.

Mudança na classificação da Copa do Brasil

A CBF mudou as vias de classificação para a Copa do Brasil. A partir do ano que vem, o Ranking Nacional de Clubes não será mais o critério. A ideia da entidade é fortalecer os estaduais e dar vagas para as federações.

A Federação Paulista, por exemplo, tem direito a seis vagas na Copa do Brasil de 2024, e decidiu que cinco delas serão entregues aos melhores times do Paulistão 2023. Como ficou fora do mata-mata, o Peixe não conseguirá se classificar por este caminho.

A outra vaga do estado será dada ao campeão da Copa Paulista, torneio tradicionalmente disputado por equipes do interior e que o Santos não disputa.

Desta forma, se não vencer a própria Copa do Brasil deste ano ou a Sul-Americana 2023, o Brasileirão é a opção que restou ao clube da Vila Belmiro para conseguir ir à próxima Copa do Brasil. Isso porque a CBF reservou 12 das 92 vagas para distribuir por fora das federações estaduais.

Dessas 12 vagas, a CBF instituiu que todos os clubes brasileiros na Copa Libertadores do ano que vem terão vaga assegurada na Copa do Brasil 2024. Os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B do Brasileirão em 2023 também vão para a competição mata-mata.

O que sobrar desta conta, entre campeões e classificados para a Libertadores, ficará para as melhores campanhas na Série A. Se o modelo estivesse valendo em 2023, quem ficaria com a última vaga na Copa do Brasil seria o São Paulo (nono colocado do Brasileirão 2022). Os nove clubes da Libertadores e os campeões da Série B, Copa Verde e Copa do Nordeste teriam as outras 11 vagas.

O que o Santos precisa fazer para ir à Copa do Brasil 2024?

Garantir-se na Libertadores de 2024 (via Brasileirão ou título da Copa do Brasil 2023 ou Sul-Americana 2023);

Caso não consiga a vaga na competição internacional, o Peixe precisa fazer uma campanha no Brasileirão que lhe garanta uma das 12 vagas da CBF que não vão para as federações. Se o sistema estivesse valendo já para 2023, ficaria com a vaga pelo Brasileirão sendo nono colocado. Em 2022, o Peixe foi 12º, com o Tricolor paulista ficando em nono.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.