Santos está fora da Copa do Brasil de 2024? Entenda a situação

Desempenho ruim no Paulistão atrapalha o Peixe na busca por uma vaga no torneio mata-mata do ano que vem

Da redação

Enquanto luta para permanecer na elite do futebol brasileiro, o Santos lida com outra ameaça bem ruim para o planejamento do próximo ano: o Peixe tem chances remotas de disputar a Copa do Brasil de 2024.

Até a temporada 2023, a CBF usava o Ranking Nacional de Clubes para definir as equipes da Copa do Brasil. Como o Santos tem diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais ao longo de sua história, sempre possuiu uma boa colocação e, por isso, tinha a vaga praticamente assegurada na competição mata-mata.

Para o ano que vem, no entanto, a regra mudou, e o desempenho esportivo ruim faz com que o Peixe fique longe da copa nacional milionária. Entenda a seguir.

Mudança na regra de classificação

A CBF mudou as vias de classificação para a Copa do Brasil. A partir do ano que vem, o Ranking Nacional de Clubes não será mais o critério. A ideia da entidade é fortalecer os estaduais e dar vagas para as federações.

A Federação Paulista, por exemplo, tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, e decidiu que cinco delas serão entregues aos melhores times do Paulistão. Em 2023, os classificados por esta via são: Palmeiras, Água Santa, Bragantino, Ituano e São Bernardo. O Peixe ficou fora do mata-mata estadual e não conseguiu garantir sua vaga por este caminho.

A FPF também decidiu dar a sexta e última vaga ao campeão da Copa Paulista, torneio tradicionalmente disputado por equipes do interior e que o Santos não disputa. A Portuguesa Santista, que levou o título em 2023, vai representar a cidade de Santos na Copa do Brasil de 2024.

Peixe tem "última chance" no Brasileirão

Palmeiras e o Bragantino, por enquanto, estão se classificando para a Libertadores de 2024 e, com isso, abrindo duas das cinco vagas do Campeonato Paulista. Elas ficarão com Corinthians e Botafogo-SP. O São Paulo até ocuparia um desses espaços, mas foi campeão da Copa do Brasil na atual temporada e se garantiu no torneio no próximo ano.

Uma nova vaga para um time paulista, portanto, só abriria caso o Corinthians chegasse ao G6 do Brasileirão, classificando-se para a Libertadores. Como o Timão tem 13 pontos de diferença para o bloco a quatro jogos do fim do torneio por pontos corridos, isso não tem mais como acontecer.

Se o Corinthians abrisse essa vaga, vale pontuar, ela também não seria do Santos, e sim do Mirassol, que teve melhor campanha no Paulistão em relação ao Peixe.

Outra opção ao Santos seria se classificar para a Libertadores por conta própria. Porém, o time da Baixada foi eliminado na Sul-Americana e na Copa do Brasil e está com 42 pontos no Brasileirão, 15 a menos do que o Flamengo, sexto colocado. Ou seja, descartada a possibilidade.

Desta forma, para conseguir ir à Copa do Brasil de 2024, o Peixe tem uma última opção: precisa ser o melhor colocado entre os clubes que não disputarão a Libertadores do ano vem. Atualmente, esse posto é do Athletico, com 51 pontos (7º colocado). O Furacão tem nove pontos a mais do que time paulista, com 12 pontos em disputa.

Como depende de uma combinação de resultados a poucas rodadas do fim do Brasileirão, o Santos tem chances pequenas de ir para a Copa do Brasil do ano que vem.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.