Na última terça-feira (9), o Santos informou que o atleta Eduardo Bauermann foi afastado preventivamente dos treinos do elenco profissional do clube, por conta dos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima 2, do Ministério Público de Goiás.
Em matéria transmitida pelo Jornal da Band, com imagens divulgadas pela Revista VEJA, o atleta do Peixe teria recebido cerca de cinquenta mil reais adiantados para receber um cartão amarelo, no confronto entre Santos e Avaí, em novembro de 2022, porém, o cartão não aconteceu e o atleta passou a sofrer ameaças.
Em uma segunda proposta, Bauermann deveria ser expulso na partida contra o Botafogo. Com o jogo já finalizado, o atleta recebeu o cartão vermelho, porém, na aposta, isso deveria ter ocorrido durante a partida. A promessa não cumprida rendeu mais ameaças ao zagueiro, que prometeu responsabilizar-se com o prometido.
O zagueiro continuará participando das atividades físicas no CT Rei Pelé. O clube declarou que aguardará se a Justiça aceitará a denúncia para definir novas ações, sempre pensando em preservar a instituição.