A União de Futebol Russa divulgou nesta quinta (3) uma nota oficial em seu site informando que irá recorrer no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) as sanções impostas pela FIFA e UEFA.
Segundo a nota, a RFU abrirá um processo contra as duas entidades, exigindo o retorno de suas seleções - feminina e masculina -, em todos os torneios que participam.
O processo, que foi solicitado com urgência, além das participações esportivas, como das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar 2022, também pedirá uma indenização por danos causados, além da suspensão das competições que a Rússia deveria disputar, caso não haja um retrocesso na decisão da FIFA e da UEFA.
A Rússia já havia exposto dias atrás a sua insatisfação com a decisão das entidades, afirmando que “não existem bases legais para tais sanções, que estão violando direitos fundamentais e violando o princípio do esporte e do fair-play, já que alegam que a decisão foi tomada sob influência e pressão dos rivais”.
Além disso, a União de Futebol Russa disse que “não houve o direito de ampla defesa, já que os russos não puderam se defender e nem houve a análise de outras punições além da exclusão total dos atletas russos”.