Mesmo com as recentes punições da FIFA e UEFA a Rússia, que impossibilitou o país de disputar a próxima Copa do Mundo e eliminou os clubes do país de competições europeias, a RFS (União Russa de Futebol), através do seu membro executivo, Rustem Saymanov, anunciou que pretende candidatar o país como sede da Eurocopa.
"A RFS vai se candidatar a Eurocopa 2028 e 2032, isso não é uma piada. A vida continua conosco, estamos abertos e prontos, não devemos nos fechar a UEFA e a FIFA." Disse Saymanov.
A Rússia foi suspensa da Copa do Mundo 2022, seus clubes eliminados das competições continentais, além de vários países não estarem aceitando atletas russos em eventos esportivos por todo o mundo, tudo devido aos conflitos com a Ucrânia.
"O país tem experiência em sediar grandes torneios", disse Dyukov, presidente da RFS. O país sediou recentemente os Jogos olímpicos de inverno 2014, em Sochi, a Copa do Mundo 2018 e a Copa das Confederações, em 2017. Além de que, várias partidas de campeonatos europeus foram disputados em São Petersburgo, inclusive, a final da Champions League deste ano seria disputado na cidade.
Além da Rússia, os países do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda do Norte, Gales e Escócia) apresentaram uma candidatura conjunta com a República da Irlanda para 2023, a Turquia também demonstrou interesse. Para 2028, a Itália é possível candidata.
No ano passado, as cidades Russas receberam diversos jogos da Eurocopa. As sedes da Euro 2028 e 2032 serão anunciados pela UEFA em setembro de 2023.