Rubens Barrichello é campeão da temporada 2022 da Stock Car Pro Series. O ex-piloto de Fórmula 1 e agora na equipe Full Time conquistou o título da categoria neste domingo (11) após uma corrida recheada de tensão e acidentes em Interlagos. Essa é a segunda conquista de Barrichello na Stock (a primeira foi em 2014).
Mesmo sem vencer nenhuma das duas corridas da final em Interlagos, Barrichello se “aproveitou” do acidente logo no início da largada da segunda corrida e de um erro do argentino Matías Rossi na primeira corrida para ser campeão. Gabriel Casagrande e Daniel Serra, rivais de Barrichello na disputa do título, foram eliminados por conta da batida, enquanto Rossi - que estava a 30 pontos do líder do campeonato -, perdeu a chance do troféu na primeira prova.
Primeira corrida: vantagem reduzida e Matías Rossi eliminado da disputa
Líder do campeonato com 298 pontos antes da corrida de Interlagos, Rubens Barrichello largou no quarto lugar, atrás de Daniel Serra - segundo colocado com 290 pontos e de Matías Rossi, que estava a 30 pontos atrás. Gabriel Casagrande largou na oitava posição e estava a dez pontos atrás.
Felipe Baptista venceu a primeira corrida, com Daniel Serra, Rubinho e Casagrande completando os quatro primeiros colocados. Matías Rossi bateu na saída dos boxes e teve que abandonar, tirando qualquer chance de título do argentino. A disputa passou a ser entre Serra, Barrichello e Gabriel Casagrande. Apenas quatro pontos separavam Rubinho de Serra.
Segunda corrida: acidente na largada e título inusitado
Com o esquema de grid invertido, Gabriel Casagrande largou na frente de Rubens Barrichello e Daniel Serra, e ainda sonhava com o título da Stock Car. No entanto, o acidente logo na largada poderia colocar tudo a perder para os dois líderes, que se envolveram na batida. Apenas Casagrande ficou na pista.
Por conta da batida, o carro de Daniel Serra teve um problema na suspensão, o que impossibilitou o piloto da Eurofarma RC de retornar à corrida. Rubinho conseguiu voltar para a pista, mas estava bem atrás de Casagrande. O campeão em 2021 sonhava com o título até ser informado pela direção de prova que foi o responsável por causar o acidente na largada. O resultado? A desclassificação da prova. A taça já estava no colo de Barrichello.
Emocionado, o ex-piloto de Fórmula 1 já estava comemorando a conquista da Stock Car de 2022. Assim como em 2014, Rubens Barrichello levanta a taça de campeão da principal categoria de carros de turismo no Brasil.