A revista francesa “France Football” divulgou nesta sexta-feira (8) a pontuação final da Bola de Ouro, alvo de muita polêmica após o espanhol Rodri vencer o brasileiro Vinicius Júnior na eleição.
Segundo a publicação, o jogador do Manchester City venceu Vini por 41 pontos, 1170 a 1129. O terceiro colocado, Jude Bellingham, teve 917 pontos.
A decisão revoltou o Real Madrid, que boicotou a cerimônia de premiação, mesmo tendo ganho como melhor equipe da temporada e melhor técnico, cm Carlo Ancelotti.
O editor-chefe da revista “France Football”, Vicent Garcia, chegou a afirmar que a presença de colegas do Real Madrid podem ter prejudicado as chances do brasileiro, já que eles “roubariam” pontos do atacante.
“Vinicius sofreu com a presença de Bellingham e Carvajal no top-5, porque isso o custou alguns pontos. Isso é fruto da temporada do Real Madrid, que colocou quatro ou cinco jogadores na lista, dividindo os pontos entre eles e beneficiando Rodri”, explicou o editor.
Como funciona a premiação da Bola de Ouro
- O “Ballon D’Or” é decidido primeiramente com uma lista dos 30 melhores jogadores da temporada elaborado pela revista. Depois disso, jornalistas dos 100 países mais bem colocados no ranking da Fifa fazem suas listas de Top-10.
- O primeiro colocado de cada eleitor ganha 15 pontos, e os seguintes 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1, respectivamente. Leva a Bola de Ouro quem tiver a maior pontuação na soma final.
- Os critérios que a revista pede para os jornalistas levarem em consideração são desempenho individual na temporada, títulos coletivos e imagem pública do jogador, dentro e fora do campo - como atos de “fair play” e ações sociais.
- O narrador Cléber Machado é o representante brasileiro na votação.