O Brasil já tem três clubes garantidos na Copa Libertadores de 2025. Com os resultados da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro neste final de semana, Palmeiras e Fortaleza garantiram vagas para a competição continental. A dupla se juntou ao Botafogo, que já estava garantido.
No entanto, as vagas não garantem presença do trio automaticamente na fase de grupos da Libertadores. Com as respectivas pontuações no Brasileiro, Botafogo (68), Palmeiras (64) e Fortaleza (63) podem terminar no máximo em sexto lugar cada um, posição que leva o clube à segunda fase de pré-classificação do torneio sul-americano.
A sexta colocação do Brasileiro pertence atualmente ao São Paulo, que tem 57 pontos e ainda pode superar matematicamente o trio. O Cruzeiro é sétimo com 47 pontos, e já não pode passar os três clubes em questão.
A edição de 2025 da Libertadores terá pelo menos oito clubes do Brasil, mas o número pode ser maior. Serão seis vagas para os melhores colocados do Campeonato Brasileiro (os quatro primeiros vão à fase de grupos, enquanto quinto e sexto colocados vão para a pré-Libertadores), uma para o campeão da Copa do Brasil (Atlético-MG ou Flamengo) e um para o vencedor da Libertadores 2024 (Atlético-MG ou Botafogo).
O campeão da Copa Sul-Americana também tem direito a uma vaga. Na edição de 2024, o Cruzeiro decide o título com o Racing (Argentina).