Nova sensação do tênis norte-americano, Learnerd Tien surpreendeu e venceu o russo Daniil Medvedev nesta quinta-feira (16), em uma verdadeira batalha na segunda rodada do Australian Open.
Número 121 do ranking, Tien venceu Medvedev (5º do mundo) por 3 sets a 2, parciais de 6/3, 7/6 (4), 6/7 (8), 1/6 e 7/6 (7), em 4h49min. Agora, ele avança para a terceira rodada do Grand Slam australiano.
Canhoto, Learnerd Tien tem 19 anos e é visto como promessa do tênis nos Estados Unidos. Ele tem bons resultados nos juniores e recentemente foi vice-campeão do Next Gen ATP Finals. Ele foi derrotado pelo brasileiro João Fonseca na final.
Fonseca, por sinal, elogiou o norte-americano depois da decisão do Next Gen. "Eu estava muito nervoso antes da partida [final do Next Gen]. Eu sabia que seria muito difícil. Eu já joguei uma final contra o Tien [US Open Juniors]. E eu sei como ele joga, ele é um cara muito legal e um ótimo jogador", disse João Fonseca.
O tenista brasileiro também chamou atenção da modalidade - e do Brasil - na competição na Austrália. Ele estreou em um Grand Slam derrubando o russo Andrey Rublev (9º do mundo), mas caiu na segunda rodada, nesta quinta, para o italiano Lorenzo Sonego.
Como avançou para a terceira rodada em Melbourne, no entanto, Tien irá superar Fonseca no ranking da ATP. O norte-americano chega, por enquanto, ao posto de 98 do mundo. No próximo sábado (18), ele encara o francês Corentin Moutet, em um duelo de canhotos.