Retrospecto: São Paulo x Palmeiras fazem a final do Paulista; veja o histórico:

É apenas a terceira vez na história que as duas equipes fazem a final do Paulistão.

Por Matheus Monteiro

Rafael Navarro e Pablo Maia disputam a bola.
Foto: Cesar Greco

São Paulo e Palmeiras jogam nesta quarta-feira (30) a final do Campeonato Paulista, às 21h40, no Morumbi. Os clubes só decidiram o campeonato duas vezes no Paulista, sendo essa a terceira decisão.  

As duas finais anteriores ocorreram no ano passado e em 1992, ambas vencidas pelo São Paulo. As duas foram realizadas no Morumbi, estádio Tricolor - essa será a primeira vez que a finalíssima entre os dois acontece com mando alviverde.  

Em 1992, o São Paulo venceu o primeiro jogo no Morumbi por 4 a 2. Na ocasião, o mandante era o Palmeiras. O destaque foi Raí, que anotou três gols naquela ocasião. Na partida de volta, o tricolor, mandante, venceu novamente, dessa vez pelo placar de 2 a 1. Entre um jogo e outro, o São Paulo ainda venceu o Barcelona no Mundial Interclubes, em Tóquio, no Japão.

Já a mais recente, em 2021, o primeiro jogo, no Allianz Parque, terminou em 0 a 0. Na grande decisão, no Morumbi, o Tricolor fez 2 a 0, com gols de Luan e Luciano.  

Pelo Campeonato Paulista, os clubes já se enfrentaram em 178 ocasiões, com o São Paulo levando vantagem, vencendo 71 partidas, empatando 50 e o Palmeiras, 57. Em partidas em que foi mandante, o Tricolor venceu em 46 das 88 ocasiões; o Verdão, 17, além de 25 empates. Porém, o torcedor alviverde pode ficar esperançoso, pois como mandante, assim como será na decisão desse ano, o clube tem 40 vitórias em 90 partidas, com 25 empates e 25 derrotas.  

Outro ponto positivo para os palmeirenses é que desde que o campeonato possui o formato de disputa atual, o Alviverde perdeu apenas duas partidas, em 13 disputadas entre as equipes. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.