No próximo domingo (09/01), às 13h, Camarões e Burkina Faso abrem a disputa da Copa Africana das Nações, com transmissão na tela da Band. Agora, você saberia dizer quem é o maior artilheiro da história do torneio? O técnico com mais jogos disputados? Pois bem... Vamos ao que interessa!
MAIOR ARTILHEIRO - SAMUEL ETO'O
Com 18 gols marcados em seis edições, Eto'o é o jogador que mais vezes balançou as redes pela Copa Africana das Nações. Juntando todas as competições, o atacante da seleção de Camarões marcou 56 vezes em 118 partidas. Com passagens por Barcelona (Espanha), Inter de Milão (Itália) e Chelsea (Inglaterra), Eto’o fez parte do bicampeonato camaronês pela Copa Africana, em 2000 e 2002. Palpites para o artilheiro da edição deste ano?
JOGADORES COM MAIS TÍTULOS – HASSAN E EL HADARY
Se conquistar uma única vez o título da Copa Africana das Nações já é algo marcante, imagina quatro! Foi isso que aconteceu com a dupla egípcia Ahmed Hassan e Essam El-Hadary. Ambos estiveram presentes nas conquistas do Egito em 1998, 2006, 2008 e 2010. Hassan disputou 22 partidas durante as conquistas, enquanto El Hadary jogou 18 vezes. Será que alguém consegue bater esse recorde?
TÍTULOS COMO JOGADOR E TREINADOR - EL GOHARY E STEPHEN KESHI
Só dois homens conseguiram conquistar a Copa Africana das Nações como jogador e como treinador. O primeiro foi o egípcio Mahmoud El Gohary, que venceu como atleta em 1959 e, 39 anos depois, foi campeão comandando a seleção do Egito. O segundo e último responsável pelo feito foi o nigeriano Stephen Keshi. Em 1994, a conquista como jogador. Já em 2013, o título veio como técnico.
TÉCNICO COM MAIS JOGOS - CLAUDE LE ROY
O francês Claude Le Roy tem seu nome na história da Copa Africana das Nações. Ele é o treinador com mais participações no torneio, nove vezes. Além disso, também é o técnico que comandou mais seleções diferentes, seis ao todo. A primeira participação foi em 1985, quando comandou a seleção de Camarões. Difícil esse recorde ser batido?
Com o torneio perto do início, será que novos recordes serão batidos nesta edição? Você acompanha todos os jogos aqui, na Band. O jogo de abertura é no próximo domingo (09/01), entre Camarões e Burkina Faso, às 13h.