O Real Madrid fez uma denúncia à Fiscalia da Espanha, equivalente ao Ministério Público, pedindo a investigação dos casos de racismo contra Vinicius Júnior antes dos jogos do Atlético de Madrid e do Barcelona pela Champions League nesta semana.
No Metropolitano, estádio do Atlético, um grupo de torcedores chamou Vini de “chimpanzé” enquanto aguardava o ônibus da equipe para o confronto diante da Inter de Milão. No Estádio Olímpico de Montjuic, onde o Barcelona tem mandado suas partidas, torcedores cantaram “Vinicius, morra”.
Na denúncia, o Real pede para que o órgão analise as imagens e puna os racistas O clube também condena e reitera que os ataques têm sido frequentes contra o brasileiro.
Depois dos episódios nesta semana, Vinicius Júnior cobrou ações da Uefa contra os times dos agressores.
Espero que vocês já tenham pensado na punição deles, Champions League e Uefa. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente! - Vinicius Júnior.
Comunicado do Real Madrid
O Real Madrid apresentou queixa à Procuradoria Geral do Estado contra crimes de ódio e discriminação, pelos insultos racistas e odiosos dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior nas proximidades do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano antes dos jogos do Barcelona, contra o Napoli, e do Atlético de Madrid, diante da Inter de Milão.
O Real Madrid pede ao Ministério Público que solicite às forças de seguranças as imagens dos dois estádios para identificar os autores dos referidos insultos racistas e de ódio.
O Real Madrid condena estes violentos ataques de racismo, discriminação e ódio que têm ocorrido, infelizmente repetidamente, contra o nosso jogador Vinicius Junior. O clube continuará a trabalhar na defesa dos valores do futebol e do esporte, e permanecerá firme na sua luta pela tolerância zero face a episódios tão repugnantes como os que continuam a acontecer nos últimos tempos.