O técnico argentino Ramón Díaz é, ao lado de Fábio Carille, um dos favoritos para assumir o Corinthians após a demissão do português António Oliveira. Ramón está sem clube desde abril, quando foi demitido do Vasco, clube que foi contratado em situação semelhante alvinegro paulista.
Quando anunciado pelo Vasco, em 2023, Ramón Díaz tinha como missão liderar uma reação do clube cruzmaltino no Campeonato Brasileiro.
Assim como o Corinthians no Brasileirão de 2024, o Vasco tinha apenas uma vitória na competição e estava na vice-lanterna, com nove pontos conquistados. A diferença é que o clube carioca havia disputado 14ª rodadas, enquanto os paulistas ainda vão disputar o décimo quarto jogo nesta quinta (4), às 20h, contra o Vitória.
Se acertar com o Corinthians, Ramón terá a mesma missão que teve no Vasco. Pelo Gigante da Colina, deu certo.
Apesar de a equipe de São Januário ter lutado contra o rebaixamento até a última rodada, o clube escapou do seu quinto rebaixamento com 45 pontos, sendo 36 sob o comando de Ramón Diaz.
Foram 11 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, do treinador com o Vasco pelo Brasileirão do ano passado, um aproveitamento de 50%, exatamente o que o Corinthians precisa para escapar do rebaixamento em 2024.