Vasco anuncia a contratação do técnico Ramón Díaz

O argentino chega para substituir Maurício Barbieri, demitido no dia 22 de junho

Da Redação

Vasco anuncia a contratação do técnico Ramón Díaz
Ramón Díaz chegou a comandar dois treinamentos no Vasco antes de ser anunciado
Daniel Ramalho/Vasco

O Vasco anunciou neste sábado (15) a contratação do técnico Ramón Díaz. Junto com o novo comandante, chegam ao Gigante da Colina os auxiliares Emiliano Díaz e Juan Romanazzi, o preparador físico Diego Pereira e o analista de desempenho Damian Paz.  

O último trabalho do treinador foi no Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde foi vice-campeão do Mundial de Clubes deste ano, eliminando o Flamengo na semi e perdendo a final para o Real Madrid.

O argentino desembarcou no Rio de Janeiro na última quarta-feira (12) e chegou a comandar dois treinamentos, mas não havia sido anunciado oficialmente, o que só aconteceu neste sábado.

A impaciência da torcida é explicada pela demora no acerto com um substituto para Maurício Barbieiri, demitido no dia 22 de junho. Desde então o Gigante da Colina vinha sendo comandado pelo técnico William Batista, do time sub-20.

Díaz, 63 anos, terá uma missão será árdua pela frente: tirar o Vasco da zona de rebaixamento do Brasileirão - atualmente o time é o vice-lanterna, com somente nove pontos em 14 jogos.

Técnico já foi eliminado pelo Vasco

As histórias de Díaz e Vasco já se cruzaram no passado. Em 1997, o Gigante caiu no grupo do River Plate, então comandado pelo técnico argentino, na extinta Supercopa dos Campeões da Libertadores.

O time carioca perdeu os dois jogos: 5 a 1 em Buenos Aires e 2 a 0 em São Januário, num jogo recheado de polêmicas - Edmundo foi expulso após dar cotovelada no goleiro Burgos, e a partida foi encerrada em meio a uma confusão no estádio.

No ano seguinte veio a redenção: com o mesmo River, Díaz foi eliminado na semifinal da Libertadores pelo Vasco. Na ida, em São Januário, o Gigante venceu por 1 a 0. Na volta, um empate por 1 a 1 colocou a equipe do técnico Antônio Lopes na decisão.

O gol da classificação foi marcado por Juninho, antes de ganhar o “Pernambucano” no nome, em um chute venenoso no meio da rua. O gol, um dos mais importantes da história vascaína, virou música cantada pela torcida nos jogos.

Veja a ficha de Ramón Díaz:

Nome completo: Ramón Ángel Díaz

Data de nascimento: 29/08/1959 (63 anos)

Local de nascimento: La Rioja (ARG)

Carreira: River Plate (ARG), Oxford United (ING), San Lorenzo (ARG), América (MEX), Independiente (ARG), Seleção do Paraguai, Al-Hilal (SAU), Ittihad Club , Pyramids FC (EGI), Libertad (PAR) e Al-Nasr (EAU)

Mais notícias

Carregar mais