Acertado com o Corinthians, Ramón Díaz e seu filho, Emiliano Díaz, terão um grande desafio no novo trabalho: tirar o Timão da zona do rebaixamento e afastar o fantasma da Série B no clube paulista – o Alvinegro tem 12 pontos e está na 17ª posição do Campeonato Brasileiro após 15 rodadas.
Levando em consideração o último trabalho da dupla, no Vasco, a fiel torcida pode ficar animada.
Ramón Díaz foi anunciado pelo Cruz-maltino em 15 de julho de 2023, praticamente no mesmo período da temporada em que chega para comandar o Timão, agora em 2024.
Quando o técnico argentino assumiu o Vasco, o cenário era de terra arrasada, até pior do que o vivido pelo Corinthians atualmente. A equipe carioca vinha de uma sequência de oito derrotas e ocupava a 19ª posição do Campeonato Brasileiro, com apenas nove pontos ganhos.
A estreia de Ramón Díaz pelo Vasco foi na 16ª rodada do Brasileirão 2023, contra o Athletico. O Furacão venceu por 2 a 0 em São Januário e afundou o adversário para a lanterna da competição.
Em seguida, no entanto, o Vasco cresceu com Ramón. O time somou vitórias, atingiu um aproveitamento de meio de tabela e conseguiu fugir do rebaixamento para a Série B.
Em 24 jogos no Brasileirão de 2023 com o Vasco, a comissão técnica argentina de Ramón conseguiu 10 vitórias, seis empates e oito derrotas. Foram 36 pontos conquistados de 72 possíveis, o que equivale a um aproveitamento de 50%.
Ou seja, o Vasco saltou de uma campanha de rebaixado para um aproveitamento de quem briga por uma posição na primeira parte da tabela. Na classificação do segundo turno, o Gigante da Colina terminou em sétimo.
"No va a bajar"
Durante a desafiadora campanha para manter o Vasco na elite do futebol brasileiro no ano passado, Ramón Díaz também ficou conhecido por frases marcantes e falas com convicção. A principal delas aconteceu depois de empate por 1 a 1 com o Bahia, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Vasco (toques na mesa) no va a bajar [não vai cair] – Ramón Díaz.
A declaração repercutiu bastante e aumentou a confiança dos torcedores vascaínos na busca por fugir da zona do rebaixamento. “Mensagem para todo mundo e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que façam, o Vasco não vai cair. Vamos lutar até o fim, façam o que façam”, disse Ramón.
Na última rodada, Vasco vence e fica na Série A
O Vasco permaneceu na elite do futebol nacional, mas precisou lutar até o fim. Antes da 38ª e última rodada do campeonato do ano passado, o Cruz-maltino tinha 42 pontos e ocupava a 16ª colocação. Ou seja, era fazer o “dever de casa”, contra RB o Bragantino, que se livrava de vez do rebaixamento.
Com Ramón, sua comissão e o apoio da torcida, o Vasco conseguiu. Venceu o time de Bragança por 2 a 1 em São Januário e escapou de mais uma queda em sua história.
O trabalho satisfatório deu fôlego a Ramón no comando do Vasco, que renovou com o clube carioca até 2025.
Nesta temporada, no entanto, resultados ruins no Campeonato Carioca e no início do Brasileirão decretaram o fim da parceria. Ramón e Emiliano foram demitidos em abril de 2024, depois de sofrer uma goleada do Criciúma por 4 a 0, em São Januário.