A 47ª edição do Rally Dakar, que está em disputa até o dia 17 de janeiro na Arábia Saudita, não teve nenhuma de suas grandes estrelas da categoria principal no domínio de uma especial. Amanhã (10), a caravana do Dakar faz sua única parada de “descanso” – um momento em que, na verdade, mecânicos e engenheiros continuam a trabalhar freneticamente para enfrentar a semana final.
Os favoritos têm sofrido baixas pesadas: já abandonaram os espanhóis Nani Roma/Alex Haro, os também espanhóis e atuais campeões Carlos Sainz e Lucas Cruz e o sempre super favorito Sebastién Loeb (França) e seu navegador Fabian Lurquin (Bélgica).
O Brasil continua em destaque nesta edição do Dakar. Na classificação geral após cinco etapas, o piloto Lucas Moraes atualmente é o quinto colocado na categoria Ultimate e se mantém como candidato ao pódio da prova. Já o navegador Cadu Sachs segue como segundo colocado na Challenger, disputada por protótipos leves, ao lado do piloto português Gonçalo Guerreiro.
"No geral a semana foi dura com a gente. Lideramos a corrida em dois dias, mas tivemos muitos contratempos. O importante é entender que isso faz parte da dinâmica do Dakar. Vamos manter o foco aumentar o ritmo nesta segunda semana de prova, que é a decisiva. Estamos na briga, o que é o mais importante”, destacou.
Até este momento, o Dakar percorreu 2.623km de trechos cronometrados. Confira a classificação:
Classificação Geral após cinco etapas
- Henk Lategan (África do Sul)/Brett Cummings (África do Sul), Toyota GR DKR Hilux, 2.623km em 28h10min11s
- Yazeed Al Rajhi (Arábia Saudita)/Timo Gottschalk (Alemanha), Toyota Overdrive, a 10min17s
- Mattias Ekström (Suécia)/Emil Bergvist (Suécia), Ford Raptor, a 20min54s
- Nasser Al-Attiyah (Qatar)/Edouard Boulanger (França), Dacia SandRider, a 35min00s
- Lucas Moraes (Brasil)/Armand Monleón (Espanha), Toyota GR DKR Hilux, a 41min55s
- Mitchell Guthrie (Estados Unidos)/Kellon Walch (Estados Unidos), Ford Raptor, a 42min44s
A próxima etapa do Rally Dakar, em Hail-Al Duwadimi, acontece neste sábado 11, com 829 quilômetros para os pilotos desbravarem na Arábia Saudita.