
A gente não sabe como a temporada de Rafael Câmara na Fórmula 3 vai terminar. Mas já dá para saber que será um campeonato com bons resultados no quesito sustentabilidade.
Cada corrida do pernambucano terá compensação do carbono gerado, graças a projetos focados em ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança). A iniciativa é a primeira do tipo no grid de 2025 da F3.
A novidade é fruto da parceria de Rafa Câmara com a Ambipar, empresa líder do ramo de soluções ambientais e nova parceira do piloto da Trident. As medidas passam a valer já na etapa do Bahrein, a segunda do campeonato.
“Ser o primeiro piloto da Fórmula 3 a ter uma temporada livre de carbono é algo realmente especial”, comemorou Rafael Câmara, integrante da academia de pilotos da Ferrari e líder do campeonato da F3 até aqui, com 30 pontos.
“O automobilismo está se tornando cada vez mais consciente das questões ambientais, e ter a oportunidade de representar esse movimento com o apoio da Ambipar, que compartilha valores de inovação e sustentabilidade, é uma grande responsabilidade e uma honra”, completou.
Segundo a Ambipar, a parceira representa “um compromisso com inovação, desempenho e sustentabilidade”. A empresa comemora ainda o regulamento da categoria em 2025, que inclui o combustível 100% sustentável e o uso de componentes de carbono reciclado nos carros.
“Além do significado de uma empresa brasileira apoiar um jovem talento do nosso país, essa parceria tem como objetivo compensar a temporada de 2025 do piloto. Esperamos que essas iniciativas se tornem mais amplas e tragam maior sustentabilidade para a categoria”, comemorou Rafael Tello, vice-presidente de sustentabilidade da Ambipar.