A quase cinco rodadas do término da temporada de 2023, o Brasileirão série B já tem seus principais candidatos ao rebaixamento. ABC, Londrina e Tombense lideram as chances, com 100%, 99,45% e 78,4% respectivamente.
Foi isso que demonstrou o levantamento desta temporada, desenvolvido pelo Departamento de Matemática da UFMG, Apaixonados por Futebol e Matemática.
Na parte de baixo da tabela também brigam a Chapecoense (52,5%), Ponte Preta (36,6%), Sampaio Corrêa (17%), Ituano (14,9%) e o Avaí (1,5%).
Como foi a rodada
A segunda-feira (23) encerrou a 33ª rodada do Brasileirão série B, trazendo resultados não tão positivos para os que lutam para ficar.
Ponte Preta e Ituano ficaram no empate, zero a zero em Campinas, no confronto direto para ficar fora da zona de rebaixamento, e vão precisar da vitória na próxima rodada para permanecerem na segunda divisão. O Londrina também empatou em um a um sua partida contra o Juventude, o que deixa o time estacionado na 19ª colocação.
O ABC perdeu mais uma vez, somando 19 derrotas neste campeonato brasileiro. O time foi derrotado pelo Atlético-GO, o terceiro colocado e com chances reais de subir para a série A. O time do Rio Grande do Norte está matematicamente rebaixado, já que precisa vencer todos os próximos jogos, depende de uma combinação de resultados e precisa corrigir um saldo de 12 gols da Ponte.
Quem venceu foi o Tombense, por dois a um, o Vila Nova em casa. A quatro pontos para ficar fora da degola, o time terá uma briga direta na próxima rodada contra a Chapecoense, em Chapecó.
Outro que saiu com vitória foi o Avaí, ao derrotar o Ceará em casa e garantir os três pontos para respirar mais aliviado fora do Z-4, e o Tombense também conquistou mais três contra o Vila Nova, no Antônio Guimarães de Almeida.