Quem é Thiago Wild, brasileiro que venceu Medvedev em Roland Garros

Tenista de 23 anos conseguiu feito histórico ao vencer o segundo melhor tenista do mundo em sua estreia em Roland Garros; veja carreira do atleta

Da redação

Quem é Thiago Wild, brasileiro que venceu Medvedev em Roland Garros
Thiago Wild, tenista brasileiro após vitória contra Daniil Medvedev em Roland Garros
Benoit Tessier/Reuters

O paranaense Thiago Wild, de 23 anos, conquistou nesta terça-feira (30) uma vitória histórica na primeira rodada de Roland Garros, em Paris. 

Em sua estreia na chave principal do torneio, o tenista venceu de virada o russo Daniil Medvedev, um dos favoritos ao título e número 2 do mundo.

A vitória foi por 3 sets a 2. O jogo, que durou 4 horas e 15 minutos, teve parciais de 7/6 (5), 6/7 (6), 2/6, 6/3 e 6/4. O feito de Wild entra na história da modalidade no Brasil.  

Desde 2004, quando Gustavo Kuerten superou Roger Federer em Paris, nenhum tenista nascido no país havia vencido um dos cinco melhores tenistas do mundo em uma partida válida por um Grand Slam.

Na próxima fase de Roland Garros, Wild enfrenta o argentino Guido Pella, que venceu disputa contra o francês Quentin Halys nesta terça-feira.

Carreira de Thiago Wild

Nascido em 10 de março de 2000 em Marechal Cândido Rondon, município de cerca de 50 mil habitantes no Paraná, Thiago Seyboth Wild começou no tênis profissional em 2018, ano em que também conseguiu seu primeiro grande título ao vencer a chave juvenil do US Open.

  • Com o feito de 2018, Wild foi o segundo brasileiro a vencer um Grand Slam Juvenil, após Tiago Fernandes.
  • No ano seguinte, entrou pela primeira vez no top 300 do ranking mundial de tenistas da ATP.
  • A comparação com Kuerten não se encerra na vitória desta terça-feira em Roland Garros: em 2020, o tenista bateu Guga ao se tornar o mais jovem brasileiro a chegar numa final de torneio ATP.
  • Ainda em 2020, Wild conquistou o melhor ranking na carreira até o momento ao atingir o 106º lugar mundial.
  • Hoje, ele ocupa a 176ª posição.
  • Em 2023, o atleta venceu os Challengers simples de Viña del Mar e Buenos Aires.
  • Na capital argentina, também garantiu a vitória em duplas.

Caso de violência doméstica

Em 2022, Wild foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro por violência doméstica contra a ex-mulher, a biomédica e influencer Thayane Lima.

De acordo com o processo, que corre em segredo de Justiça e teve partes divulgadas pelo UOL em 2022, o atleta chegou às "vias de fato" em episódio de 8 de maio de 2020

O denunciado Thiago consciente e voluntariamente, praticou vias de fato em face de sua ex-companheira/vítima: Thayane Lima da Silva, ao apertar abruptamente o dedo desta.

Em agosto de 2021, Thayane relatou ter vivido um relacionamento abusivo ao lado de Thiago Wild, que durou cerca de um ano. Ela declara que descobriu várias traições durante a relação e que precisou passar por tratamento psiquiátrico após a separação.  

Questionado sobre o processo judicial na entrevista do pós-jogo com Medvedev, o tenista se recusou a falar sobre o assunto e acrescentou que a imprensa poderia “escrever o que quisesse”.

Eu não acho que temos que tratar desta questão aqui. Não acho que você deveria fazer essa pergunta a ninguém. Não acredito que é você que tem que decidir se esse é o lugar em que temos que falar disso, respondeu na coletiva.

Mais notícias

Carregar mais