Assim que o Cruzeiro demitiu Pepa, na última terça-feira (29), Joaquim Rolão Preto passou a ser especulado como um possível nome para assumir o comando técnico da Raposa.
Aos 63 anos, Rolão Preto é português e tem uma vasta experiência no futebol. Além de ter sido jogador, ele acumula trabalhos em equipes de futebol, especialmente como coordenador ou auxiliar técnico.
Ex-meia, Joaquim Rolão Preto se aposentou dos gramados em 1992. Ele migrou para a nova ocupação logo após a aposentadoria e tem preferência por funções no entorno de um treinador. Por causa disso, ele não deve assumir o Cruzeiro.
Não faço ideia de onde surgiu essa notícia. Não confirmo nenhum contato com o Cruzeiro. (…) Não estou vinculado a nenhum clube, mas hoje minha vida está mais voltada para a gestão desportiva, a direção técnica. Não me interessaria voltar a trabalhar como treinador. Já viajei pelo mundo por 20 anos, para mim já chega - Joaquim Rolão Preto, ao ‘O Tempo’.
O dirigente tem passagens por Nacional da Ilha da Madeira, Câmara de Lobos, Sporting, Portimonense e Torrense em Portugal.
Além disso, já passou pelos franceses Rennes, Monaco e Lens, bem como PAOK (Grécia), Al-Khor (Catar), Figo Football Academy (China), Standard Liège (Bélgica), Al-Wahda (Emirados Árabes Unidos) e Seleção dos Emirados Árabes Unidos.
O português, que tem licença Uefa Pro para comandar times de futebol, atualmente ocupa o cargo de coordenador esportivo do Torreense, em seu país natal.
O Cruzeiro busca um novo técnico para assumir a vaga de Pepa, demitido na última terça (29). O português não resistiu à série de resultados ruins no Campeonato Brasileiro.