De olho em Abel, Nice é o 'novo rico' da França e mira projeto diferente do PSG

Nice foi comprado por bilionário em 2019; dono diz que projeto é diferente do PSG e mira investimentos na base

Da redação

De olho em Abel, Nice é o 'novo rico' da França e mira projeto diferente do PSG
Técnico do Palmeiras, Abel Ferreira recebeu um contato do Nice, da França
Cesar Greco/Palmeiras

Uma notícia nesta semana deixou os torcedores do Palmeiras aflitos. Segundo publicação do jornalista André Hernan, em sua coluna no “UOL”, o Nice, da França, fez um contato pelo treinador Abel Ferreira. Ainda não foi feita uma proposta para tirar o comandante do Alviverde.

De acordo com o jornalista, o clube europeu ainda está no estágio da sondagem e tem o português numa lista de possíveis técnicos para assumir a equipe na próxima temporada. O time francês já demonstrou interesse em Abel em outra oportunidade.

Considerado um time de médio/pequeno porte na França, que teve uma década de ouro em 1950, quando conquistou quatro títulos da Ligue 1, o Nice tenta voltar a ser competitivo no cenário nacional desde que começou a receber investimentos de fora do futebol, em 2019.

A seguir, veja qual é a atual situação do Nice e se o projeto do clube francês é atrativo no cenário europeu.

Nice tem dono bilionário que quer investir na base

Homem mais rico do Reino Unido, o empresário Jim Ratcliffe, dono da Ineos, do setor químico, comprou o Nice em 2019. A proposta de compra do clube do litoral da França foi de cerca de 100 milhões de euros (R$ 557 milhões, na cotação atual).

Quando fechou o negócio, o executivo fez questão de dizer que o projeto era diferente do que acontece no PSG – embora o time de Paris tenha custado menos: 50 milhões de euros à Qatar Investment Authority (QSI).

É claro que a pandemia atrapalhou os planos do bilionário, que projetava frequentar a Champions League de três a cinco anos, mas Jim Ratcliffe acredita que investir na estrutura é o melhor caminho para o sucesso a longo prazo do Nice. Ou seja, ele não tem por cultura fazer contratações bombásticas e milionárias antes de estruturar todos os setores.

Nós queremos estabelecer a excelência em todas as áreas esportivas: na área de treinamento, desenvolvimento de jovens, categorias de base, observação de jogadores, dados e todas as peças individuais que te fazem ótimo no lado esportivo. Nós não conseguimos sucesso apenas gastando dinheiro, essa é a última coisa que nós iremos fazer. A Ineos é baseada em encontrar valor e construir eficiência e construir melhores negócios e esta será exatamente a mesma abordagem aqui - Jim Ratcliffe, em 2019.

Na última temporada, o Nice terminou o Campeonato Francês na quinta colocação e não conseguiu vaga na Champions, já que só os três primeiros da Ligue 1 se classificam para a competição europeia. Atualmente, a equipe está na 10ª posição da tabela.

Mais notícias

Carregar mais