Quem é Nikola Jokic, astro da NBA que ofuscou LeBron e "varreu" os Lakers

Finalista da NBA, Nikola Jokic foi a escolha de número 41 do Draft de 2014; conheça o sérvio

Da redação

Conheça a história do pivô sérvio Nikola Jokic
Kirby Lee-USA TODAY Sports

Nikola Jokic pode fazer história e levar o Denver Nuggets ao título inédito da NBA. Na última segunda-feira (22), o pivô sérvio teve mais uma atuação de gala e comandou o time do Colorado na quarta vitória seguida sobre o Los Angeles Lakers. Com isso, os Nuggets varreram a série (4 a 0) e conquistaram a Conferência Oeste.

No duelo que terminou já na madrugada desta terça, o sérvio de 28 anos anotou seu oitavo triplo-duplo (30 pontos, 14 rebotes e 13 assistências) nos playoffs e bateu um recorde de 56 anos. A marca pertencia a Wilt Chamberlain, que tinha sete triplo-duplos em uma única pós-temporada. Jokic ainda foi eleito o MVP da final do Oeste.

A seguir, conheça a história do pivô Nikola Jokic, que passou quase despercebido no Draft da NBA em 2014.

Quem é Nikola Jokic

Nikola Jokic foi selecionado pelo Denver Nuggets como número #41 no Draft de 2014. À época, o pivô sérvio era praticamente um anônimo e passou longe da popularidade das primeiras escolhas: Andrew Wiggins, Jabari Parker e Joel Embiid foram os três primeiros.

A escolha de Jokic, porém, chamou a atenção por um motivo inusitado. Ele foi anunciado como reforço dos Nuggets enquanto a transmissão oficial do Draft passava uma propaganda da rede de restaurantes Taco Bell. Ou seja, relevância quase zero.

Esportivamente, a escolha de Jokic praticamente não teve repercussão. Afinal, tratava-se de um pivô que tinha 19 anos e começava a ganhar minutos na equipe sérvia KK Mega Basket. Selecionado na terceira rodada, Nikola Jokic era visto como um jogador para compor elenco, ainda mais por ser estrangeiro – muitos europeus não conseguem nem chegar à NBA.

Antes de migrar para o melhor basquete do mundo, Jokic jogou mais um ano na Sérvia. Em 2015, ele começou a trajetória nos Estados Unidos vindo do banco e, em pouco tempo, estabeleceu-se como titular.

Apesar de ser lento e pesado, bem diferente do pivô americano, forte, de perfil atlético, que protege o aro e ataca com vigor, o sérvio começou a se destacar. O bom desempenho na temporada de estreia, aliás, o fez terminar na terceira posição na votação para Calouro do Ano.

Vale ressaltar que, num primeiro momento na NBA, Nikola Jokic teve de disputar posição com outro pivô europeu no time do Colorado: o bósnio Jusuf Nurkic. No meio da temporada 2016/17, porém, os Nuggets decidiram negociar Nurkic e o sérvio decolou. Depois de comandar a varrida nos Lakers, Jokic foi muito elogiado por LeBron James.

Vocês viram os arremessos que ele [Nikola Jokic] acertou. Mesmo quando você marca, em uma das melhores posições, ele coloca a bola atrás da cabeça, como o Larry Bird, arremessa a uns 15 metros no ar e ainda acerta [a cesta]. Ele fez isso umas quatro ou cinco vezes nessa série. Só me resta tirar o chapéu pra ele - LeBron James.

Aos 28 anos, Jokic é um dos principais jogadores da NBA na atualidade. Ele foi eleito o MVP das duas últimas temporadas e agora tenta o título inédito com o Denver Nuggets. 

Uma curiosidade a respeito do sérvio é que ele treina com dois brasileiros e arrisca algumas palavras em português. Ele brincou que o mandaram para a academia quando chegou aos Estados Unidos, em 2015.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.