Joel Embiid é um dos principais jogadores da NBA, e o camaronês entrou para a história do melhor basquete do mundo na última segunda-feira (22). Ele marcou 70 pontos na vitória do Philadelphia 76ers sobre o San Antonio Spurs (133 a 123) e atingiu o patamar de alguns dos maiores pontuadores da liga.
Aos 29 anos, Embiid estreou na NBA em outubro de 2016. Antes, ele lidou com lesões no pé que o tiraram de quadra por duas temporadas e precisou se provar. Afinal, era um africano desconhecido tentando a vida no basquete americano.
Descoberto pelo conterrâneo Luc Mbah a Moute (passagem por Houston Rockets) em uma ‘peneira’, Joel Embiid chegou aos Estados Unidos aos 16 anos. À época, ele tinha muita experiência no vôlei e no futebol e apenas começava a jogar basquete.
O pai do astro sempre apostou nele como um jogador de vôlei que poderia brilhar na Europa, mas os rumos mudaram depois de uma namorada convencer o camaronês a trocar de modalidade.
Nos Estados Unidos, a adaptação foi difícil no início. Sem muita experiência e ainda desenvolvendo a parte técnica no basquete, Joel Embiid também enfrentou o preconceito por ser da África. Os colegas do time do colegial imaginavam que leões e tigres fizessem parte da infância do companheiro. Em entrevista ao “The Vertical”, o pivô revelou que inventou uma história para combater o bullying.
"Usei isso a meu favor, contando para eles como eu tinha matado um leão e como isso tinha feito de mim um homem, já que eu tinha seis anos e precisei entrar na selva para matar um leão e levar o corpo até a minha vila”, contou o atleta do Philadelphia 76ers.
Escolha no draft e lesões
Embiid ficou só um ano no basquete universitário. Aos 20 anos, partiu para o draft da NBA e já foi escolhido. Ele foi a terceira escolha no geral do evento de 2014, sendo selecionado pelo Philadelphia 76ers.
Nos dois primeiros anos na nova equipe, porém, ele sofreu com lesões e não fez um jogo sequer. A estreia só aconteceu em outubro de 2016, um ano antes de os 76ers oferecerem quase R$ 500 milhões por uma renovação de contrato.
À época, a desconfiança dos torcedores e da liga era grande, mas aos poucos Embiid foi retomando o ritmo de jogo e se estabelecendo como um dos astros da NBA. Na temporada 2023/24, o camaronês tem média de 36.1 pontos, 11.6 rebotes e 5.9 assistências.
Maior pontuador em um jogo da NBA
O recorde de pontos em um jogo da NBA é de Wilt Chamberlain, que cravou 100 pontos pelo Philadelphia Warriors em 1962, em partida contra o New York Knicks.
Chamberlain aparece seis vezes no ranking de mais pontos em um único jogo, registrando 100, 78, 73 (duas vezes), 72 e 70 pontos por partida.
Com os 70 pontos da última segunda, Embiid atingiu a 12ª maior pontuação de um atleta na história da liga, ao lado de Wilt Chamberlain e Devin Booker. No top-10 estão nomes como Kobe Bryant, com 81 pontos em 2006, David Thompson (73, em 1978) e Donovan Mitchell (71, em 2003).