Tcheco que assumiu ser homossexual jogou na Itália e quase foi parar no Milan

Conheça o tcheco que revelou ser homossexual nas redes sociais e ganhou apoio da Fifa

Da redação

Jakub Jankto revela ser homossexual
VALENTYN OGIRENKO/Reuters

O meio-campista Jakub Jankto se assumiu homossexual nesta segunda-feira (13). O atleta do Sparta Praga publicou um vídeo nas redes sociais e recebeu apoio do clube da República Tcheca, da Fifa e de outras entidades do esporte.

Aos 27 anos, o jogador tcheco, que defende a seleção do seu país, disse que é uma pessoa como todas as outras. “Como todo mundo, eu tenho minhas forças, minhas fraquezas. Eu tenho família, tenho amigos, tenho um trabalho, no qual venho realizando da melhor maneira que posso. Assim como todo mundo, eu também quero viver minha vida com liberdade, sem medo e sem violência. Eu sou homossexual e eu não quero mais continuar me escondendo”, afirmou o jogador.

Quem é Jakub Jankto

Apesar de ter nascido na República Tcheca, Jakub Jankto iniciou a carreira na Itália. O jogador fez categoria de base no Sparta Praga e na Udinese, onde subiu para o profissional na temporada 2014/15.

Pelo clube italiano, fez 69 jogos, com 11 gols marcados e nove assistências. Pouco depois, entre 2018 e 2021, defendeu a Sampdoria e também teve bons números: 97 partidas, nove bolas na rede e oito passes para os companheiros.

Antes de defender a Sampdoria, Jakub Jankto quase foi parar no Milan em negociação que envolveu Gustavo Gómez, hoje capitão e ídolo do Palmeiras. Em 2018, o tradicional clube de Milão tentou contratar o jogador, mas a Udinese não aceitou a proposta.

De acordo com o jornal “La Gazzetta dello Sport”, a Udinese queria receber 25 milhões de euros pelo jogador à época. O Milan, que não queria investir todo esse valor, chegou até a oferecer o zagueiro paraguaio como moeda de troca, além de uma compensação financeira. Um empréstimo também não foi aceito.

Com a negociação frustrada, Jakub seguiu para a Sampdoria em 2018. Sem espaço no Milan, Gómez foi emprestado ao Palmeiras, também em 2018, e virou ídolo do clube alviverde.

Em 2021/22, Jankto foi comprado pelo Getafe, da Espanha, por 6 milhões de euros (cerca de R$ 33 milhões, na cotação atual). Ele não conseguiu se adaptar ao novo desafio, e fez apenas 15 jogos pelo time espanhol. Na atual temporada, voltou para o seu país de origem: está no Sparta Praga por empréstimo até junho de 2023.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.