Em pouco mais de três meses, Igor Jesus foi de um jogador quase desconhecido para titular da Seleção Brasileira. Convocado por Dorival Júnior após as lesões de Pedro, Richarlison e João Pedro, nomes geralmente chamados para a posição de centroavante, o atacante do Botafogo agarrou a chance nesta Data Fifa de outubro (com gol diante do Chile e pênalti sofrido contra o Peru), e agora tem tudo para brigar para ser o ‘camisa 9’ do Brasil.
Aos 23 anos, Igor Jesus foi anunciado como reforço do Botafogo no dia 1º de julho deste ano. Ele estava nos Emirados Árabes Unidos e tinha uma proposta milionária para seguir no país, se naturalizar e defender a seleção local (entenda mais abaixo). O jovem atacante, no entanto, decidiu retornar ao Brasil na confiança de que poderia servir a Seleção Brasileira. Agora ele conseguiu e "explodiu" entre os brasileiros (confira a seguir dados do Google Trends sobre o jogador).
Natural de Cuiabá, Igor Jesus chamou atenção no Brasil Central, um projeto esportivo na capital do Mato Grosso. Em 2014, por causa da força física, poder de finalização e velocidade, foi para a base do Coritiba. À época, ele era tratado como promessa, mas já tinha sido recusado em peneiras no Fluminense e no Grêmio.
No Coxa, Igor Jesus terminou a formação e subiu para o profissional. Foram poucas partidas na elite do futebol brasileiro antes de ser vendido para o Shabab Al-Ahli, dos Emirados Árabes, aos 19 anos. Ele permaneceu no Coritiba por duas temporadas (uma Série B, outra na Série A).
No Oriente Médio, Igor sofreu com uma lesão grave que o afastou dos gramados por um ano, mas ainda assim mostrou o faro de artilheiro, agradou e teve propostas para seguir nos Emirados Árabes.
Botafogo recusou proposta antes de estreia de Igor
O Botafogo monitorava Igor Jesus no futebol árabe desde que virou SAF, sob o comando de John Textor, e reformulou seu departamento de scout.
O clube chegou a fazer proposta pelo jogador, mas, ao esbarrar em altas cifras, aguardou até que o contrato chegasse perto de ser encerrado (dezembro de 2023).
Com um pré-contrato assinado no início do ano, o Glorioso ainda recusou uma proposta de 10 milhões de euros (cerca de R$ 61 milhões na cotação atual) por Igor Jesus antes mesmo da estreia no Rio de Janeiro.
Valorizado no Oriente Médio, Igor precisava de só mais um ano no país para poder se naturalizar e defender a seleção dos Emirados Árabes. O clube carioca não queria aceitar a proposta e teve o apoio do atleta, que não se interessou com o projeto justamente por causa do sonho de ir para a Seleção Brasileira.
Buscas por Igor Jesus explodem após convocação
Segundo dados do Google Trends, Igor Jesus praticamente não era buscado pelos brasileiros até dezembro de 2023, quando ainda tinha contrato nos Emirados Árabes.
A partir deste ano, quando acertou pré-contrato com o Botafogo, o volume de buscas aumentou. Com a convocação, o interesse pelo centroavante disparou, e o pico foi registrado exatamente nesta semana a serviço da Seleção (confira a seguir no gráfico da Sala Digital, parceria da Band com o Google).
Dorival conhecia Igor do Coritiba
Logo depois da convocação de Igor Jesus para os duelos contra Chile e Peru pelas Eliminatórias, Dorival elogiou o atacante do Botafogo e recordou enfrentamentos de quando ainda era técnico do Athletico. Ele admitiu que o jovem atacante ainda era pouco conhecido pelo público geral.
“É um jogador que vocês estão começando a conhecê-lo. Nós tivemos a oportunidade de enfrentá-lo quando estava no Coritiba. É um jogador muito interessante, saiu muito rápido do país. No retorno [ao Brasil], todos estão vendo as qualidades e a capacidade do jogador. E estamos num momento que perdemos o Richarlison, o João Pedro, o Pedro, jogadores da mesma função. Precisamos ampliar o leque de observações. O Igor vem se destacando, fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro”, disse Dorival.