A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou que o árbitro Ignacio Iglesias Villanueva será demitido após atuação polêmica no VAR da partida entre Valencia e Real Madrid, marcada por ataques racistas a Vinicius Júnior.
A comissão de arbitragem discordou da atuação de Villanueva no Mestalla. Ao chamar o árbitro de campo, Ricardo de Burgos Bengoetxea, para rever o lance da confusão entre os jogadores, já nos minutos finais do jogo, o VAR exibiu apenas o trecho do vídeo em que Vinicius Júnior acerta o rosto de Hugo, omitindo a parte em que o jogador do Valencia dá um mata-leão no atacante brasileiro.
De acordo com a imprensa local, um grupo de seis profissionais serão dispensados da federação espanhola depois do ocorrido no último fim de semana.
Quem é Ignacio Villanueva
Ignacio Villanueva nasceu em La Coruña e tem 47 anos. Além de árbitro de futebol, ele trabalha como professor de educação física.
Ele não é o único juiz da família. Seu irmão mais novo, Javier Iglesias Villanueva, também apita no Campeonato Espanhol.
Ignacio é um árbitro experiente: atua na primeira divisão espanhola desde 2010, e soma mais de 150 partidas apitadas.
Em 2017, Villanueva se envolveu em uma polêmica com Messi e os jogadores do Barcelona. O árbitro e seu assistente, Enrique José Ramos Ferreiros, não validaram um gol legítimo do argentino em um Barça x Valencia. O duelo terminou empatado em 1 a 1.
A decisão, à época, irritou Luis Suárez, hoje atacante do Grêmio. O uruguaio não concordou com a posição da arbitragem no lance e chamou Ignacio de “anão de merda”.
Atualmente, Ignacio alterna entre as funções dentro de campo e no VAR no futebol europeu.