Esporte

Relembre polêmicas de Anderson Daronco, árbitro que irá apitar a Liga Saudita

Gaúcho de 42 anos, que apitou o jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, estará em partida de CR7

Da redação

Relembre polêmicas de Anderson Daronco, árbitro que irá apitar a Liga Saudita
Cesar Greco/Palmeiras

Depois de apitar o jogo de ida da final da Copa do Brasil 2023, entre Flamengo e São Paulo, no Maracanã, o árbitro Anderson Daronco ganhou holofotes ao ser escalado para comandar Al Nassr e Al-Ahli, pela sétima rodada da Liga Saudita.

O gaúcho de 42 anos é um dos principais árbitros do país e apitou jogos importantes na temporada, em especial o duelo do último domingo (17), e está envolvido em algumas polêmicas em 2023.

Na Copa do Brasil deste ano, o juiz esteve no clássico Fla-Flu e no Choque-Rei (São Paulo x Palmeiras).

Em Palmeiras x São Paulo, no Allianz, no jogo de volta das quartas de final, a torcida são-paulina ficou na bronca com uma decisão polêmica.

Em uma falta de ataque do Tricolor, Daronco viu carga e falta em Zé Rafael e anulou o gol de Calleri (que nem disputa a bola com o volante palmeirense). No replay, a impressão dada era de que não houve infração. Daronco foi chamado no VAR, reviu o lance e mesmo assim manteve a decisão.

No jogo de ida das oitavas de final entre Flamengo e Fluminense, Daronco deu cartão amarelo a Felipe Melo por falta em Gabigol, que partiria em velocidade em direção ao gol de Fábio. 

Em um primeiro momento, o árbitro gaúcho afirmou com contundência que Gabigol não estaria em uma situação clara de gol caso não sofresse a falta. Após revisão no VAR, ele mudou de ideia e expulsou o defensor tricolor.

Além da Copa do Brasil, Daronco protagonizou outra polêmica recentemente, no Dérbi entre Corinthians e Palmeiras, pelo Brasileirão, em 3 de setembro. Maycon acertou um carrinho na perna do atacante Endrick. O lance seguiu e, quando terminou, o volante foi amarelado. Minutos depois, com ajuda do VAR, ele mudou a cor do cartão e expulsou o corintiano de forma direta.

Nas redes sociais, torcedores de diversos times criticaram a postura de Daronco, que, na visão de muitos, deveria ter dado o vermelho sem o auxílio da tecnologia.

Daronco na Liga Saudita

Anderson Daronco vai apitar a partida entre Al Nassr e Al-Ahli. O time de Cristiano Ronaldo, Sadio Mané, Alex Telles e Anderson Talisca tentará vencer Roberto Firmino, Roger Ibañez e companhia, do Ahli. A partida acontece nesta sexta (22).

No duelo, o gaúcho terá como assistentes Rafael da Silva Alves, também do Rio Grande do Sul, e Luanderson Lima dos Santos, da Bahia. Para o VAR, foi escalado Daniel Nobre Bins, que também pertence à federação gaúcha.

Média de cartões

De acordo com o “Transfermarkt”, Anderson Daroco apitou 36 jogos em 2023 até o momento. O juiz aplicou 145 cartões amarelos, o que dá uma média de 4.02 amarelos a cada 90 minutos.

No período, ele também soma 10 vermelhos e 14 marcações de pênaltis. 

'O juiz mais forte do mundo'

Anderson Daronco é um dos árbitros mais conhecidos do Brasil. Além de ser vinculado à Fifa desde 2015 e figurar entre os principais nomes da profissão, ele ganhou notoriedade pelo porte físico.

‘Bombado’, ele recebeu o apelido de ‘juiz mais forte do mundo’ e passou a ser conhecido internacionalmente, já que tem um ‘shape' incomum para árbitros de futebol.

Mais notícias

Carregar mais