Primeira rodada do Brasileirão já tem duas demissões de técnicos

Valentim foi demitido no primeiro jogo do campeonato pelo segundo ano consecutivo

Por Matheus Monteiro

Marquinhos Santos durante duelo entre América x Independiente Del Valle-EQU
Mourão Panda / América

O Campeonato Brasileiro teve início no último final de semana, e dois clubes já demitiram seus treinadores logo na primeira rodada. Athletico Paranaense e América-MG já fizeram as primeiras trocas de 2022 no torneio nacional.

Alberto Valentim, do Furacão, ficou à frente do clube em 28 jogos, vencendo apenas oito, e não resistiu à derrota para o São Paulo, por 4 a 0, no Morumbi. O treinador foi campeão da Sul-Americana e finalista da Copa do Brasil no ano passado.

Coincidentemente, Valentim caiu na primeira rodada pelo segundo ano consecutivo. Em 2021, o técnico foi demitido após a estreia pelo Cuiabá, ao empatar com o Juventude por 1 a 1 jogando em casa.

Já no caso do América, Marquinhos Santos teve 26 jogos com o Coelho e 11 vitórias, mas o treinador conseguiu arrancar com o time da luta pelo rebaixamento a uma vaga na pré-Libertadores. Na competição continental, o treinador derrubou Guaraní do Paraguai e Barcelona do Equador, classificando-se para a fase de grupos.

O técnico caiu após a derrota por 1 a 0 para o Avaí neste domingo na Ressacada. Dias antes, o time também perdeu na estreia no torneio continental, diante do Independiente del Valle, no Independência (2 a 0).

Na temporada passada, os clubes só podiam trocar de técnico duas vezes durante o campeonato. A partir da segunda demissão, as equipes deveriam contar com profissionais que já façam parte do clube por mais de seis meses. 

Os cartolas, porém, encontraram maneiras de burlar essa regra, como a decisão “em comum acordo”, e o limite da troca de treinadores caiu neste ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.