Segundo o jornal The Objective, Luís Rubiales, presidente da Federação Espanhola, foi denunciado pela primeira vez após ter beijado a força a jogadora Jenni Hermoso durante a entrega da medalha de campeã do mundo.
O jornal teve acesso aos documentos oficiais sobre a denúncia. A acusação se baseia na Lei 39/2022 do esporte, que considera um "ato sexista intolerável no esporte” o beijo forçado que o mandatário deu na jogadora.
Na última segunda-feira, 21, Rubiales usou suas redes sociais para se desculpar com a jogadora pelo ocorrido. Ele destacou que errou e disse que o ato ocorreu “sem má fé”.
"Certamente me equivoquei, tenho que admitir. Foi sem má fé em um momento de máxima felicidade. Aqui (na Espanha) vimos isso de forma natural, mas lá fora, se formou uma comoção", disse Rubiales em vídeo divulgado pela entidade.
Jenni Hermoso chegou a criticar a atitude do presidente da Federação Espanhola nas redes sociais. Em vídeo, a jogadora afirmou que “não gostou” do beijo dado por Luis Rubiales.
“É, mas não gostei”, disse a atleta, em uma live.