Concacaf rejeita ideia da Conmebol de ampliar Copa do Mundo para 64 seleções

Presidente da Uefa também se colocou contra a ideia, assim como o principal dirigente da confederação asiática; próximo Mundial, em 2026, terá uma ampliação no número de equipes, com 48 seleções

Por Estadão Conteúdo

Concacaf rejeita ideia da Conmebol de ampliar Copa do Mundo para 64 seleções
Próxima Copa do Mundo será disputada por 48 seleções em três países-sede
Hannay McKay/Reuters

A ideia do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, de ampliar a futura Copa do Mundo de 2030 vem enfrentando resistência por parte de alguns dos principais líderes do futebol pelo planeta. Nesta terça-feira, foi a vez de Victor Montagliani, presidente da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), de rejeitar a proposta.

Na semana passada, Domínguez havia sugerido um Mundial ainda mais amplo do que o de 2026, que já terá 48 seleções. Ele queria 64 seleções em 2030, edição que vai comemorar o centenário da Copa, com jogos em seis países e em três continentes.

"Não acredito que expandir a Copa do Mundo masculina para 64 equipes seja o movimento correto para o torneio em si e para o ecossistema mais amplo do futebol, desde as seleções até as competições de clubes, ligas e jogadores", disse Montagliani ao canal ESPN. "Ainda nem demos início à nova Copa do Mundo de 48 equipes, portanto, pessoalmente, não acho que a expansão para 64 equipes deva sequer ser cogitada."

Antes do chefe da Concacaf, o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, se colocou contra a ideia, assim como o principal dirigente da confederação asiática, o xeque Sheikh Salman bin Ibrahim Al Khalifa.

A Copa do Mundo vinha contando com a participação de 32 times desde a edição de 1998 - em 1994, eram apenas 24 seleções. Mas o próximo Mundial, em 2026, vai marcar uma ampliação no número de equipes, com 48. O evento será disputado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A ideia de Domínguez precisaria ser aprovada pela Fifa e seus órgãos internos para ser colocada em prática. Independente disso, a edição 2030 da Copa já será disputada de forma excepcional por ser sediada em seis países diferentes.

Os três primeiros jogos serão disputados na Argentina, Paraguai e Uruguai, em referência ao centenário do torneio, inaugurado em 1930, em solo uruguaio. Da América do Sul, a Copa vai rumar para Espanha, Portugal e Marrocos, sedes das demais partidas do Mundial.

Tópicos relacionados

Mais notícias