Neste sábado, 02, a Portuguesa venceu o Rio Claro por 1 a 0, fora de casa, e está a um empate de voltar a elite, algo que não acontece desde 2015. Cerca de 900 torcedores da Lusa estavam Rio Claro, de mil ingressos disponíveis.
O gol do jogo foi marcado por Luan, após grande jogada de Caio Mancha. O destaque também ficou com o goleiro da Lusa, Thomazella. A Portuguesa ainda teve Eduardo Diniz expulso aos 36 do segundo tempo.
O último grande elenco da Portuguesa foi o famoso "Barcelusa", campeão da série B em 2011, ano também que a Lusa se classificou para o mata-mata do Paulista. A Portuguesa permaneceu na série A do brasileiro por dois anos, porém, em 2013, foi rebaixado de maneira polêmica após a dupla Fluminense e Flamengo escaparem na justiça.
Depois da polêmica, a Portuguesa iniciou um declínio histórico, com rebaixamentos seguidos, em 2016 sendo rebaixada a série D, onde em um pifio desempenho, foi eliminado pela Desportiva, deixando o clube sem divisão.
O renascimento da Lusa se encontra cada vez mais próximo, basta o time não perder para o Rio Claro no Caninde, no próximo sábado, 09/04, às 16h. De quebra, a equipe irá garantir vaga na final. Uma vitória do Rio Claro por um gol de diferença leva a partida para os pênaltis, a partir de dois gols, o clube do interior de classifica e garante o acesso a divisão principal do futebol Paulista.