Números em 2024 explicam por que João Fonseca é a grande promessa do tênis brasileiro

Brasileiro está na primeira temporada como profissional no tênis; veja um balanço do ano até aqui

Da redação

João Fonseca na Copa Davis 2024
REUTERS/Claudia Greco

Aos 18 anos, João Fonseca é a principal promessa do tênis masculino do Brasil. Campeão do US Open juvenil de 2023, o tenista ‘entrou no radar’ dos brasileiros justamente em setembro do ano passado, quando venceu o torneio de base em Nova York.

Segundo dados do Google Trends, João Fonseca passou a ter um volume considerável de buscas a partir de setembro do ano passado, por ter vencido o US Open juvenil. De lá para cá, o tenista tem um número relevante de buscas – o que justifica a boa temporada em 2024.

O maior pico de buscas por João Fonseca no último ano (confira no gráfico do Trends mais abaixo) aconteceu em abril deste ano. Foi quando o brasileiro teve a primeira vitória em Masters 1000, ao bater o norte-americano Alex Michelsen na estreia em Madri.

As buscas sobre João Fonseca mostram que a temporada do garoto é positiva. Com participações em torneios importantes e crescimento no circuito, o tenista vai provando em quadra por que é a principal promessa do tênis masculino do Brasil.

A seguir, confira os feitos de João Fonseca na temporada 2024.

Fonte: Google Trends
  • Primeira vitória em Masters 1000. No Masters 1000 de Madrid deste ano, disputado entre abril e maio, João Fonseca quebrou uma marca importante. Ele venceu Alex Michelsen na estreia e se tornou o brasileiro mais jovem a conseguir uma vitória neste nível de torneio desde Guga, em 1997, que tinha 20 anos.
  • Campanha histórica no Rio Open. No torneio de tênis ‘em casa’, em fevereiro, João brilhou. Ele avançou até as quartas de final, parando no argentino Mariano Navone.
  • Convites para torneios importantes. Com a profissionalização no tênis em 2024, João Fonseca também recebeu convites para alguns torneios de certo peso. Assim, ele teve a oportunidade de disputar o Masters 1000 de Madrid, os ATPs 500 de Halle e do Rio de Janeiro e o ATP 250 de Bucareste.
  • Conquista do 1º Challenger. Em agosto, o tenista brasileiro venceu o primeiro Challenger da carreira como profissional. Ele tinha 17 anos quando bateu o australiano Li Tu na decisão nos Estados Unidos. O feito o fez subir no ranking (ele é o atual número 157 do mundo).
  • Participação na Copa Davis. Estreante na Copa Davis, João Fonseca saiu da disputa na Itália como o grande destaque do time brasileiro. Ele venceu dois dos três confrontos que fez representando o país. “É um sonho para mim jogar pelo meu país. Só tenho a agradecer ao capitão e ao público. Onde quer que eu jogue, sempre tem brasileiros torcendo por mim, e isso é muito especial”.
  • Elogiado por Djokovic. Em abril, Novak Djokovic elogiou o brasileiro. Segundo o sérvio, Jonseca tem um estilo próximo ao seu. “João Fonseca, o brasileiro. Eu o vi jogar. Ele joga muito bem. Me lembra o meu jogo”, disse Djokovic para a ATP.

Quem é João Fonseca

João Fonseca é carioca, torcedor do Flamengo, e é apontado como uma das promessas do tênis pela comunidade. Ele é patrocinado desde 2023 pela marca esportiva ON, do ex-tenista suíço Roger Federer, e por isso é especulado como uma das “apostas” do astro para o futuro do tênis.

João é conhecido por ter um estilo de jogo agressivo, o que já rendeu elogios de Novak Djokovic.

“Meu treinador falava que esse estilo de jogo já era meu desde que começou a me treinar, quando eu tinha 11 anos. Eu gosto de ‘meter a mão’, independentemente de onde a bola vai parar. Gosto de ir para cima e meu treinador já dizia que era uma característica minha”, disse o tenista no início deste ano.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.