Pôquer é oficializado como "esporte da mente"; entenda

Modalidade recebeu chancela definitiva da da IMSA e se junta a xadrez e eSports, por exemplo

Por Allan Brito

Pôquer é oficializado como "esporte da mente"; entenda
Autoridades dos esportes da mente se reuniram em São Paulo
Divulgação/WPF

A IMSA (International Mind Sports Association) reconheceu oficialmente o pôquer como um "esporte da mente". A WPF (World Poker Federation) buscou essa chancela por entender que, dessa forma, a modalidade ficará mais protegida e terá mais condições de se desenvolver.

O pôquer se junta a outros esportes da mente, casos do xadrez e dos eSports, que já são reconhecidos pela IMSA. As modalidades são chamadas assim porque, além de terem diversas características em comum com esportes tradicionais, também requerem uma habilidade intelectual para competir. 

O anúncio do reconhecimento aconteceu durante o “BSOP Millions 2024”, maior evento de pôquer da América Latina. Alguns jogos foram parados para que todos soubessem da notícia e celebrassem. Atletas e celebridades, como o lateral Marcelo, compareceram ao evento.

Em dezembro de 2022, a WPF foi aceita por unanimidade como membro provisório da IMSA, o que abriu o caminho para este reconhecimento definitivo de agora.

Igor Federal, presidente da Federação que a partir de agora representará oficialmente a modalidade junto da entidade internacional, explica a importância da chancela: “O parecer da IMSA é resultado do trabalho e da dedicação de milhares de pessoas ao redor do mundo que veem o Poker como uma verdadeira profissão e uma disciplina intelectual. Com uma forte rede global de Federações em vigor e tendo o Poker oficialmente reconhecido como um esporte da mente, mudamos nossos esforços para criar a base que todo esporte importante já têm: regulamentações padronizadas, caminhos profissionais, proteções de jogadores e competições internacionais”.

Vídeo: lateral Marcelo fala sobre pôquer

Mais notícias

Carregar mais