Popularidade de Tite é maior no Flamengo do que na Seleção? Veja levantamento

Google Trends aponta maior popularidade do técnico durante período no comando da amarelinha

Da redação

Popularidade de Tite é maior no Flamengo do que na Seleção? Veja levantamento
Veja as buscas relacionadas ao técnico Tite no Brasil
Luisa Gonzalez / Reuters

Técnico da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo, Tite assumiu o comando do Flamengo em outubro do ano passado e tem no currículo experiências comandando os dois times mais populares do país (além do Rubro-negro, o treinador tem passagens pelo Corinthians, clube onde foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012).

Apesar dos trabalhos em clubes de expressão no futebol nacional, a carreira de Tite foi alavancada durante o período na Seleção. Segundo dados do Google Trends, o auge de popularidade do técnico aconteceu enquanto ele estava no comando da amarelinha. Em dezembro de 2022, na Copa do Catar, o veterano recebeu o maior volume de buscas relacionadas ao seu nome.

O mundial catari superou as pesquisas sobre o treinador em junho de 2018, durante a Copa da Rússia, quando o Brasil também foi eliminado nas quartas de final. E alguns motivos podem explicar essa diferença apontada pelo Trends (confira o gráfico mais abaixo).

  • Em 2022, Tite tinha confirmado antes do Mundial que não seguiria no comando da Seleção Brasileira, independentemente do resultado. Isso deixou o profissional em evidência;
  • Eliminado nas quartas de final nas duas Copas, Tite e a Seleção passaram por um drama maior no Catar. A partida contra a Croácia, que custou a eliminação, foi para a prorrogação, com o Brasil abrindo o placar no tempo extra. Faltando quatro minutos, no entanto, o time levou o empate e acabou derrotado nos pênaltis. Esse roteiro pode ter impulsionado as buscas pelo técnico;
  • Primeiro técnico a receber a chance de comandar a Seleção em duas Copas seguidas não sendo campeão na primeira, Tite viu o seu prestígio cair drasticamente com a eliminação no Catar. Isso também pôde ter interferido no volume de buscas.

Sem propostas do mercado europeu, Tite começou a receber sondagens do futebol brasileiro no ano passado.

Ele foi convencido pelo Flamengo a voltar a trabalhar ainda em 2023 e, em outubro passado, foi anunciado pelo clube carioca.

No período do anúncio, nota-se também um aumento de buscas pelo gaúcho de 62 anos. O volume ficou ligeiramente abaixo em relação à Copa da Rússia, em 2018, mas mostra a força do Flamengo e de sua torcida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais