A Copa do Mundo Feminina 2023 acontece de 20 de julho a 20 de agosto, com sede dividida entre Austrália e Nova Zelândia. Pela primeira vez, o Mundial terá 32 seleções.
A Seleção Brasileira está no Grupo F, com França, Panamá e Jamaica – veja mais abaixo o cronograma e a agenda completa do Brasil.
Vai ter ponto facultativo na Copa Feminina?
Depois de a ministra do Esporte, Ana Moser, demonstrar interesse em tornar ponto facultativo os dias de jogos da Seleção Brasileira feminina na Copa, o governo tomou uma decisão.
O Ministério da Gestão e Inovação anunciou o ponto facultativo para servidores públicos federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo.
Para chegar a tal decisão, Ana Moser citou o tratamento dado ao time masculino e reiterou que as mulheres deveriam ter as mesmas regras.
Para o setor privado, no entanto, a decisão sobre o ponto facultativo nos jogos da Seleção ficará a cargo de cada empregador.
O que é ponto facultativo?
Pontos facultativos geralmente são datas comemorativas ou importantes para a história, mas que não fazem parte do calendário de feriados oficiais.
Por isso, significa que nesses dias pode-se optar por ter ou não expediente de trabalho. A depender da decisão do empregador.
Os funcionários do setor público estão mais acostumados com o ponto facultativo. Isso porque alguns órgãos públicos não funcionam nesses dias.
Jogos do Brasil na Copa Feminina 2023
- 24/07/2023 – 8h (horário de Brasília) – Brasil 4 x 0 Panamá, em Adelaide (Austrália)
- 29/07/2023 – 7h (horário de Brasília) – Brasil x França, em Brisbane (Austrália)
- 02/08/2023 – 7h (horário de Brasília) – Brasil x Jamaica, em Melbourne (Austrália)