8 motivos que explicam por que Flamengo x Palmeiras é o maior clássico do Brasil

Rubro-negro e Alviverde duelam nesta quarta, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro

Da redação

Flamengo e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (8), no Maracanã, e em jogo está mais do que a briga pelo título do Campeonato Brasileiro, aberto depois de tropeços seguidos do líder Botafogo.

Cariocas e paulistas são os principais protagonistas do futebol brasileiro nos últimos seis anos pelo menos e, por isso, intensificaram uma rivalidade no período. Um dos auges recentes do clássico interestadual aconteceu em 2021, na final da Libertadores. O Palmeiras venceu por 2 a 1 na prorrogação e ficou com o título.

A seguir, veja 8 motivos que explicam por que Flamengo e Palmeiras fazem o maior clássico do Brasil atualmente.

Brasileirão de 2016 e "cheirinho"

O Palmeiras venceu o Campeonato Brasileiro de 2016 e colocou fim a um jejum de 22 anos sem o título nacional. Ao longo da campanha, o Flamengo foi o principal perseguidor, embora tenha terminado em terceiro (empatado em pontos com o vice, Santos). Ali a rivalidade “desabrochou”, com provocações dos palmeirenses pelo ‘cheirinho’.

Depois de garantir o título na partida contra a Chape, funcionários do Verdão entraram no gramado do Allianz com uma faixa e a seguinte mensagem: “Sem choro, nem cheiro: Palmeiras eneacampeão brasileiro 2016”.

Jogo com seis expulsões

Depois de 2016, Palmeiras e Flamengo se estruturaram ainda mais e se tornaram de fato as grandes potências do futebol brasileiro. Isso passou a deixar os encontros entre as equipes ainda mais tensos, a exemplo do empate em 2018 no Allianz.

Os favoritos ao título brasileiro empataram por 1 a 1 em jogo com brigas e seis expulsões: Dudu, Jailson e Luan receberam vermelho pelo lado palmeirense; Cuéllar, Jonas e Henrique Dourado foram os expulsos no Fla.

Palmeiras provoca após título de 2018

Com o clima aflorado, o Palmeiras assegurou o título brasileiro daquele ano com vitória sobre o Vasco, em São Januário. No retorno a São Paulo, atletas do time alviverde pararam em frente a uma loja do Flamengo e provocaram com danças, risadas e o sinal do “cheirinho”.

Fla devolve provocação em 2019

Campeão brasileiro com sobras e da Libertadores em 2019, o Flamengo retrucou. Na celebração do título continental, os rubro-negros cantaram que o “Palmeiras não tem Mundial”, com Gabigol liderando a zoeira.

Covid e jogo com garotos do Ninho

O Flamengo teve um surto de covid às vésperas do jogo contra o Palmeiras pelo Brasileirão 2020. Sem muitos profissionais à disposição, o Fla solicitou o adiamento da partida, mas o Alviverde bateu o pé e a data foi mantida. Com apenas três titulares e diversos garotos do Ninho, o Fla arrancou o empate e saiu fortalecido do Allianz.

Polêmicas com torcida visitante

O Palmeiras acatou sugestões de autoridades paulistas e, junto com a CBF, conseguiu aval para receber o Flamengo em 2019, pelo Brasileirão, sem a torcida visitante. Em SP, clássicos acontecem apenas com a presença dos torcedores do mandante, e esse foi o pretexto para a decisão.

Com o retorno do público em 2022, o Fla preparou a vingança: a partida no Maracanã no ano passado não contou com a presença de palmeirenses nas arquibancadas.

Final da Libertadores em 2021

Palmeiras e Flamengo decidiram a Libertadores em 2021, em Montevidéu, no Uruguai, e os dias anteriores à partida foram de bastante provocação. Flamenguistas provocaram, dizendo que não tinham palmeirenses na cidade, e o Verdão respondeu nas arquibancadas. Em número menor, os torcedores paulistas foram considerados “mais barulhentos”. A equipe de Abel ficou com o título.

Uma Supercopa para cada

A rivalidade também foi bastante alimentada em clássicos pela Supercopa do Brasil. Em 2021, depois de 2 a 2 no tempo normal, o Flamengo superou o rival em uma disputa de pênaltis emocionante e ficou com o título. Neste ano, o Palmeiras retrucou: venceu por 4 a 3 e ficou com o troféu que reúne, a cada ano, os vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil da temporada anterior.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.