A Seleção de San Marino, atualmente a pior classificada no ranking da Fifa, ainda sonha com uma vaga na Copa do Mundo de 2026, mesmo tendo três vitórias em 38 anos.
A seleção na posição 220 no ranking da Fifa venceu Liechtenstein por 3 a 1 pelo Grupo 1 da Liga D da Liga das Nações na última segunda-feira (18), conquistando o acesso para a Liga C.
Com isso, San Marino pode ter a chance de decidir uma vaga para a Copa.
Para o Mundial com 48 equipes, a Uefa terá o direito de 16 vagas. Com isso, o novo formato das Eliminatórias terá 12 grupos, com os campeões se classificando diretamente. As outras quatro vagas serão via repescagem, com os vice de cada grupo enfrentando as campeãs da Liga das Nações, dando prioridade para as divisões superiores do torneio.
Como campeã da Liga D, San Marino tem que torcer para que as campeãs dos outros 12 grupos acima dela na Liga das Nações fiquem em primeiro ou segundo nos seus grupos da Eliminatória, abrindo vaga na repescagem para as divisões inferiores.
San Marino também pode jogar a Copa se realizar uma excelente campanha nas Eliminatórias. Esse cenário é mais difícil. Desde 1990, quando estreou, a seleção tem 212 jogos e apenas três vitórias.