Ao longo de mais de dez anos, a Fórmula E construiu uma história com muitos nomes conhecidos no automobilismo mundial. Pilotos como Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi, Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein já foram campeões – feito que rivais como Sam Bird, Vitantonio Liuzzi, Nick Heidfeld, Bruno Senna e Felipe Massa não conseguiram.
Mas se muitos nomes conhecidos passaram e passam pela categoria elétrica, muitos outros teriam vaga no grid. E os próprios pilotos indicam nomes que seriam bem-vindos.
O favorito? Max Verstappen, atual tetracampeão da Fórmula 1 com a Red Bull.
“Eu chamaria o Max Verstappen. É o cara mais completo do momento, da nossa geração. Seria bom ver ele aqui a competir conosco”, afirmou o português António Félix da Costa, piloto da Porsche e ex-integrante do programa de formação de pilotos da Red Bull.
Mitch Evans, da Jaguar, concordou. “Eu gostaria de ver Max Verstappen na categoria. Acho que ele obviamente muito talentoso, muito versátil. Eu adoraria ver como ele pilota esse carro e como lida com as corridas. Ele é um piloto muito inteligente, muito estratégico. Se eu pudesse escolher um, seria Max. Acho que ele iria gostar.”
Há outros nomes que também teriam portas abertas. Pascal Wehrlein, da Porsche, pensou bastante e indicou o nome de Sebastian Vettel. Já Sam Bird sugeriu Lewis Hamilton.
“Imagine se Lewis ou Max pudessem fazer isso aqui durante um fim de semana. Vermos como eles iriam. Tenho certeza de que eles iriam bem”, apostou o britânico da McLaren.
Ayrton Senna na Fórmula E
Mas entre nomes do passado, Ayrton Senna foi um destaque da lista. O próprio Sam Bird indicou que gostaria de ter visto o tricampeão de Fórmula 1 em um dos carros da Fórmula E.
“Você tem figuras históricas, como Ayrton Senna e Michael Schumacher, alguns dos maiores do passado. Eu adoraria pilotar contra muitos deles, é uma ótima pergunta. Infelizmente, não vai acontecer”, lamentou.
Nick Cassidy foi enfático ao indicar o nome de Ayrton Senna como o piloto que mais gostaria de ver na Fórmula E. E garantiu que a escolha não foi influenciada pelo fato de estar no Brasil para a disputa do E-Prix de São Paulo.
“Senna, ponto”, afirmou o neozelandês da Jaguar. “Acho que, se olharmos para o passado, era pura emoção, puro talento, pura velocidade. Acho que seria o nome no topo da lista para qualquer piloto.”
Vai começar a temporada 2024/2025 da Fórmula E! Fique por dentro
Formula E em São Paulo 2024 - saiba onde assistir:
Sexta-feira, 6
- 16h30 - Treino Livre 1 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
Sábado, 7
- 7h30 - Treino Livre 2 - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
- 9h40 - Classificação - Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube
- 13h45 - Corrida - Band, Bandsports, Bandplay, Band.com.br e canal do Esporte na Band no YouTube