A primeira fase do Campeonato Paulista 2023 foi finalizada neste domingo (5). Com exceção ao triunfo do Corinthians sobre o Santo André, ontem, os demais times foram a campo na tarde de hoje de hoje para definir os classificados às quartas de final e os rebaixados para a Série A2 do estadual.
O destaque negativo foi o Santos, que perdeu por 3 a 0 do Ituano e não conseguiu vaga para o mata-mata. O São Paulo, que ficou com a liderança da chave ameaçada por alguns minutos, virou para cima do Botafogo-SP (3 a 1) e classificou-se em primeiro.
Além disso, a Portuguesa conseguiu a permanência na elite estadual de forma heroica. A Lusa venceu o Mirassol de virada (2 a 1) e ficou na frente do São Bento apenas no critério dos gols pró (10 a 5).
O Palmeiras, que empatou sem gols com o Guarani, assegurou a liderança de sua chave. O São Bernardo perdeu do Água Santa na última rodada, mas enfrentará o time de Abel Ferreira nas quartas.
Com 28 pontos ganhos, o Verdão ficou com a melhor campanha geral da primeira fase do Paulistão.
Confrontos das quartas de final do Paulistão 2023*
Grupo A
Bragantino x Botafogo-SP
Grupo B
São Paulo x Água Santa
Grupo C
Corinthians x Ituano
Grupo D
Palmeiras x São Bernardo
*mando de campo da equipe à esquerda
Quem foi rebaixado no Paulistão?
Os rebaixados para a Série A2 do Paulistão em 2023 foram Ferroviária e São Bento. As equipes estavam na mesma chave (Grupo C) e terminaram com nove e dez pontos, respectivamente.
A Portuguesa, que iniciou a rodada na zona do rebaixamento, visitou o Mirassol, venceu por 2 a 1 de virada e superou o São Bento apenas em gols pró. Os times empataram em pontos (10), número de vitórias (2) e saldo de gols (-8).
A Ferroviária, por sua vez, empatou em 0 a 0 com a Inter de Limeira, fechando a participação no estadual com nove pontos – a pior campanha.