O alemão Pascal Wehrlein conquistou uma vitória importantíssima no E-Prix de Londres, 15ª e penúltima etapa da temporada 2024 da Fórmula E, neste sábado (20). O piloto da Tag Heuer Porsche deu uma aula de estratégia e superou Mitch Evans, da Jaguar, na pista e no campeonato mundial de pilotos. Agora, Wehrlein assume a liderança a uma corrida do fim do calendário.
A vitória de Pascal Wehrlein colocou o alemão com 180 pontos, três a mais em relação a Mitch Evans, que foi pole position em Londres, mas perdeu a primeira colocação para o rival. Nick Cassidy, companheiro de equipe de Evans, soma 173 pontos e ainda tem chances de título. António Félix da Costa, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne e Jake Dennis, que tinham possibilidades de campeonato mundial, estão fora da disputa.
A corrida
O E-Prix de Londres começou quente, com Robin Frijns, da Envision, e Sam Bird, da McLaren, envolveram-se em um acidente com Jake Dennis, da Andretti, candidato ao título antes da corrida começar. Logo após a colisão entre os pilotos, Oliver Rowland se chocou com António Félix da Costa e Jake Dennis acertou Jean-Éric Vergne. Os episódios resultaram em desclassificações de pilotos e eliminaram as chances de alguns na briga pelo título.
Quarto colocado na largada, Pascal Wehrlein decidiu arriscar no E-Prix de Londres e passou grande parte da corrida sem utilizar o Modo Ataque, que dá aos pilotos uma maior potência no carro. Deu certo para o alemão, que, mesmo sem a bonificação na performance, conseguiu ultrapassar Mitch Evans e assumiu a ponta da corrida. Após se tornar o primeiro colocado, o piloto da Tag Heuer Porsche, aí sim, utilizou o Modo Ataque.
Mesmo com duas entradas do safety car na pista no final da corrida, Wehrlein conquistou suportar a pressão de Mitch Evans e conseguiu vencer a terceira etapa na temporada 2024. Talvez seja a vitória mais importante para o alemão, que tem três pontos de vantagem na liderança do campeonato mundial.
Veja a classificação dos pilotos antes da última corrida da Fórmula E 2024:
- Pascal Wehrlein - 180 pontos
- Mitch Evans - 177 pontos
- Nick Cassidy - 173 pontos