Cada vez ganhando mais espaço no cenário mundial, as competições de games, conhecidas como e-sports, poderão virar uma modalidade olímpica nos Jogos de 2024, em Paris.
O presidente do departamento de candidaturas dos Jogos Olímpicos de 2024, Tony Estanguet, confirmou que se reunirá em breve com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e com os grandes representantes da indústria dos jogos eletrônicos para avaliar a entrada da modalidade nas Olimpíadas de Paris.
"Temos de avaliar a possibilidade, porque não podemos dizer que não nos diz respeito ou que não tem nada a ver com as Olimpíadas. Os jovens se interessam pelos e-sports e coisas do gênero. Vamos ver. Vamos nos reunir com eles. Vamos ver se conseguimos estabelecer algumas pontes", comentou Estanguet.
Além da provável inclusão da modalidade nas Olimpíadas de 2024, o Conselho Olímpico asiático já estuda a possibilidade dos e-sports terem diversas competições nos Jogos Asiáticos de 2022, que serão realizados em Hangzhou, na China.
Os e-sports são um fenômeno mundial que vem ganhando cada vez mais fãs, principalmente de jovens. Sua popularidade aumentou devido ao lançamento do game para PC League of Legends, que reúne milhares de pessoas em ginásios para assistirem às competições.
Em agosto, foi realizado o torneio The International, a maior competição do game Dota 2 do mundo, que teve premiações aos vencedores de mais de US$ 24 milhões.
Veja também: conheça a trajetória esportiva de Ana Marcela Cunha