Paralimpíada ou Paraolimpíada? Nome da competição lida com polêmica por vogal

Comitê Paralímpico Internacional pede que todos os países usem a palavra sem a vogal, mas termo é considerado errado na língua portuguesa

Da Redação

Paralimpíada ou Paraolimpíada? Nome da competição lida com polêmica por vogal
Medalha paralímpica
Divulgação/Paris 2024

Com a chegada dos Jogos Paralímpicos, que realizam a Cerimônia de Abertura nesta quarta-feira (28), surge um velho debate: o nome da competição é Paralimpíada ou Paraolimpíada? 

A resposta é que depende: se você seguira recomendação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), é usado sem a letra “o”, se seguirmos a língua portuguesa, devemos adicioná-la. 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) usava o termo “Paralimpíada” até 2011, mas acatou uma decisão do CPI de que todos os países suprimissem a vogal em seus respectivos idiomas. A ordem tem como objetivo padronizar o nome mundialmente, usando como base o termo inglês “Paralympic”.

A questão é que o termo Paralímpico não é reconhecido pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). Não é normal na nossa língua suprimir a primeira vogal do segundo termo em palavras formadas por aglutinação, então “Olimpíada” deve ser preservado. 

Polêmica até em inglês

No termo em inglês, a ocultação da vogal na hora de aglutinar palavras é mais aceito, tornando a regra em algo opcional. 

O CPI afirma que usa “Paralympic Games” desde 1988, a primeira vez que a competição foi disputada como “Paralímpico” - antes, a competição era conhecida como Jogos de Stoke Mandeville. Só que nem eles têm certeza do motivo de terem suprimido a letra “o”. 

Uma teoria apontada pelo próprio Comitê é que opção teria sido adotada para não entrar em conflito com o Comitê Olímpico Internacional e a marca “Olimpíada”, mas o próprio CPI admite nunca achou documentos ou registros que comprovassem isso. 

Caso você tenha muitas dúvidas de como pronunciar corretamente o nome da competição, há uma saída fácil. Tanto a Olimpíada quando a Para(o)limpíada compartilham a marca “Paris 2024”. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais